AMD cresce e conquista 28,7% do mercado de PCs desktop no Q3 de 2024

A AMD cresceu no terceiro trimestre de 2024 para conquistar 28,7% do mercado de PCs desktop, segundo pesquisa da Mercury Research. A Intel continua com uma liderança esmagadora dos 71,3% restantes, mas a dona dos Ryzen teve uma guinada bem importante no último período de três meses.

Como mostram os gráficos abaixo, a AMD teve um pico atípico no Q3 de 2024 que somou 5,7% na sua fatia de mercado em PCs desktop. Não só isso, também vale observar que, desde o lançamento dos Ryzen em 2017, este é o ano em que a empresa conquistou sua maior presença no segmento.

Fatia de mercado entre Intel e AMD em PCs desktop.
Fonte: Mercury Research

Logo no primeiro trimestre de 2024 a AMD conquistou 23,9% do mercado, seu maior número desde um pico de 20,6% em 2022. Com a nova guinada, a empresa tem um novo recorde pessoal.

O número é um testamento da popularidade dos Ryzen. Mesmo com um lançamento “morno” da série 9000, os gráficos continuam em uma escalada quase contínua desde o fim de 2022. Também há de se observar o impacto resultante das dificuldades que a Intel teve com suas CPUs baseadas em Raptor Lake.

Em todas as áreas a AMD tem avançado aos poucos. Notebooks parecem ser o segmento mais complicado para o lado vermelho da força, como mostra o gráfico abaixo:

Gráficos mostram disputa pelo mercado de notebooks.
Fonte: Mercury Research

AMD segue firme em servidores

Conforme já ficou claro em relatórios financeiros da companhia, a AMD tem se saído muito bem na área de servidores. Com uma presença quase inexistente em 2017, os números têm subido de maneira muito mais consistente do que em qualquer outro segmento da companhia:

Gráficos comparam fatias de mercado da Intel e AMD em servidores.
Fonte: Mercury Research

Enquanto o número conquistado no último trimestre é menor que o de desktops, ficando em 24,2%, o crescimento é mais constante. O resultado é um lucro de quase US$ 3,5 bilhões para a empresa no segmento.

Notícias relacionadas:

  • Data Center: AMD supera Intel pela primeira vez em vendas
  • AMD tem renda recorde em servidores, enquanto despenca em GPUs para jogos
  • Intel admite que foi um erro integrar memória RAM em CPUs Lunar Lake

De todo modo, a Intel segue dominando em todas as áreas, conquistando uma fatia de 76,1% no mercado geral de PCs. Sua posição vem não apenas da popularidade de seus produtos, mas também de suas relações de longa data com outras empresas de tecnologias e parceiras. Processadores Core são os mais comuns nos computadores de companhias e instituições como escolas, universidades e instalações públicas.

Gráficos gerais do mercado de processadores.
Fonte: Mercury Research

Via: TechPowerUp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.