Por que se cortar com o papel dói tanto?

Você já se cortou com papel? Então sabe o pesadelo que é: aquela dor que não se explica, porque mesmo sendo um corte “de nada”, vê até estrelas. Mas se é tão superficial assim, por que se cortar com o papel dói tanto?

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Por que o ser humano grita de dor?
  • Por que existe dor de cabeça, se o cérebro não sente dor?

Normalmente, esses cortes acontecem nos dedos. Então a dor mais intensa não é por acaso: um estudo da revista científica Wiley destaca que as mesmas habilidades sensoriais que tornam nossos dedos tão bons no que fazem, também tornam os ferimentos ainda mais dolorosos. É uma região mais sensível.

As redes nervosas dessas partes do corpo podem discriminar com clareza e especificidade excepcionais, sensações de pressão, calor, frio e ferimentos. O cérebro tem até áreas especializadas para receber de forma mais detalhada os sinais vindos dessas regiões.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O estudo também destaca que cortes nos dedos tendem a reabrir ao longo do dia, então temos que reviver a dor repetidamente, já que usamos tanto os dedos para as tarefas que precisamos fazer.

Fibras nervosas da pele

Outro ponto a ser levado em consideração no corte de papel no dedo é que a profundidade da ferida expõe as fibras nervosas da pele sem danificá-las da mesma forma que uma lesão mais profunda.

O corte no dedo é superficial, por isso parece doer mais (Imagem: Diana Polekhina/Unsplash)

Então o que acontece é o seguinte: nas feridas mais profundas, as fibras nervosas são danificadas gravemente, o que prejudica a capacidade de comunicar a dor.

Ou seja: com um corte de papel, as fibras nervosas ficam ativadas normalmente. O resultado é uma sinalização mais intensa e apurada de dor.

As características do papel

Outro aspecto que pode ajudar a tornar o corte de papel mais doloroso é o material em si. Isso porque o papel está mais para uma serra do que para uma lâmina.

Quando um papel corta sua pele, em vez de fazer uma laceração suave e um corte limpo, como uma lâmina de barbear ou faca faria, ele simplesmente… rasga a sua pele.

Por que se cortar com o papel dói tanto?

Então vamos recapitular: por que se cortar com o papel dói tanto? Os dedos são mais sensíveis por causa das habilidades sensoriais. Além disso, por ser tão superficial, as fibras nervosas estão funcionando perfeitamente, então podem comunicar a dor com toda a capacidade. O papel em si rasga a pele, em vez de fazer o corte suave de uma lâmina.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.