Pesquisa Game Brasil 2025 revela como diferentes gerações de brasileiros jogam

A Pesquisa Game Brasil 2025 revela que 82,8% dos brasileiros dizem consumir algum tipo de jogo digital, um aumento de 8,9% em relação a 2024, com a maior parte deles consumindo jogos de aposta. Além disso, também foi feito um levantamento sobre a preferência de diferentes gerações em relação aos jogos digitais.

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Segundo Guilherme Camargo, CEO do SX Group e coordenador de pós-graduação da ESPM, “os cassinos e jogos de aposta online, como o ‘Jogo do Tigrinho’, marcaram presença por atraírem um público engajado, disposto a gastar e motivado por fatores financeiros, emocionais e sociais”.

A PGB 2025 concluiu que, entre as 6.282 pessoas entrevistadas, 88,8% afirmam que consideram os jogos digitais como uma das principais maneiras de se divertir. Já 80,1% dizem que os games são a principal forma de entretenimento.


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Como as diferentes gerações jogam?

Entre os millenials, que representam 49,4% dos entrevistados e são aqueles com idades entre 30 e 44 anos, 53,2% não se consideram gamers. A maior parte (39,9%) deles prefere jogar em smartphone, seguido de consoles (27,7%) e PC (18%). Quase 30% desse grupo joga entre 3 e 6 dias da semana no smartphone e metade deles jogam quando dá.

Pesquisa Game Brasil 2025 gerações
Pesquisa Game Brasil 2025/geração Z (PGB 2025)
Pesquisa Game Brasil 2025 gerações
Pesquisa Game Brasil 2025/geração millenials (PGB 2025)
Pesquisa Game Brasil 2025 gerações
Pesquisa Game Brasil 2025/geração X (PGB 2025)
Pesquisa Game Brasil 2025 gerações
Pesquisa Game Brasil 2025/geração baby boomers (PGB 2025)
Pesquisa Game Brasil 2025 gerações
Pesquisa Game Brasil 2025/geração alpha (PGB 2025)

Curiosamente, a geração Alpha, entre 10 e 15 anos, tem maior preferência (38,3%) por jogos no console. Esse grupo corresponde a mais da metade (53,6%) dos entrevistados e 21,8% deles jogam entre 8 e 20 horas por semana, e 42,7% jogam online todos os dias.  A pesquisa revela ainda como as gerações Z, X e baby boomers se comportam em relação aos jogos, como podem ver nas imagens acima.

Outros dados da PGB 2025

A Pesquisa Game Brasil 2025 concluiu ainda que o número de mulheres jogando aumentou 2,3% em relação a 2024, chegando agora a 53,2% do público gamer. A classe média representa a maioria dos gamers do país, com 44,4%. Embora seja a maior parte, houve uma queda de 1,8%, já que as outras classes cresceram.

Preferência de plataformas por classes sociais (Imagem: PGB/Divulgação)

As classes A e B1 tiveram um aumento de 1,2% e 7,7%, respectivamente, e juntas correspondem a 36,4%. Já as classes D e E foram as que registraram maior crescimento. Em 2024, elas subiram 12,8% e agora correspondem a 20,3% da amostragem da pesquisa.

No geral, a plataforma preferida dos entrevistados pelo estudo é o smartphone, com 40,8%, número 8% menor que em 2024. A preferência por console cresceu 3% e chegou a 24,7% e o PC registrou o maior aumento (5,5%), correspondendo agora a 20,3% da fatia.

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