Opera usa IA para controlar abas no navegador; veja como funciona

O navegador Opera One adicionou o recurso “AI Tab Commands” que oferece o controle e gerenciamento de abas de pesquisas pela Aria, inteligência artificial (IA) da empresa. A ferramenta foi lançada na quarta-feira (27) e está disponível através do comando Ctrl + Shift + 7 para Windows e Cmd + Shift + 7 para macOS. 

  • Vantagens e desvantagens de usar o navegador Opera
  • Como apagar os cookies do Opera Browser

Agora, com a novidade, usuários podem gerenciar diversas abas a partir de um comando em linguagem natural à Aria como “reúna todas as abas do site [nome do site]” ou “feche as duas primeiras abas”. 

Antes, o acesso à IA do Opera era feito apenas pela caixa de bate-papo localizada no menu lateral do navegador e não focava em ações para gerenciar o app. Com o novo recurso, a empresa busca facilitar a interação do usuário com o chatabot e ofercer um melhor controle das abas enquanto ele está navegando. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Digamos que você tenha mais de 70 abas abertas e entre elas você tenha sites da Wikipedia sobre sua pesquisa universitária. Para agrupá-las, você não precisa mais encontrá-las uma por uma. Em vez disso, você pode dizer ao Aria para agrupá-las’, explicou a diretora de produtos da Opera, Joanna Czajka em comunicado. 

Como funciona o comando de abas do Opera?

O “AI Tab Commands” pode ser acessado através do comando Ctrl+Shift+7 para dispositivos Windows e Cmd+Shift+7 para macOS.

Depois do acesso, o usuário pode inserir o comando que deseja para gerenciar suas abas como “feche as três últimas abas” ou “agrupe todas as abas do Canaltech”, por exemplo. 

(Imagem: Captura de tela/Emanuele Almeida/Canaltech)
Opera One adicionou o recurso “AI Tab Commands” que oferece o controle e gerenciamento de abas de pesquisas através do Aria (Imagem: Captura de tela/Emanuele Almeida/Canaltech)

Segurança no controle de abas

O novo recurso foi desenvolvido pensando na segurança e privacidade do usuário. Dessa forma, segundo comunicado da empresa, são encaminhados ao servidor apenas os comandos dados, sem nenhuma outra informação em conjunto.

“Todos os dados relacionados à aba permanecem no dispositivo do usuário e são processados ​​localmente no navegador”, explicou a empresa em comunicado. 

Melhorias de outros recursos de IA no Opera

A empresa também anunciou outros recursos de IA para os navegadores Opera One, Opera GX e Opera Air como o modo de escrita aprimorado dentro da linha de comando do navegador, melhor qualidade de respostas do Aria em relação a pesquisas de compras, produtos e culinária, por exemplo.  

Leia mais:

  • Chrome vs Opera: qual o melhor navegador?
  • Aria | Como usar a IA do Opera para criar imagens
  • Como baixar e usar o Opera no Android

VÍDEO: E se a Samsung remover o DeX, assim como fez com o Bluetooth da S Pen no Galaxy S25 Ultra de 2025?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.