São Paulo recebe 17 novos ônibus elétricos da BYD e avança na mobilidade sustentável

São Paulo

A BYD Brasil entregou nesta quinta-feira (3) um novo lote com 17 ônibus 100% elétricos do modelo D9W à Prefeitura de São Paulo. Os veículos foram produzidos na fábrica da empresa em Campinas (SP) e elevam para 169 o total de ônibus elétricos fornecidos pela montadora chinesa para o sistema de transporte público da capital paulista.

Os novos coletivos serão operados pelas empresas Movebuss, Norte Buss, Pêssego Transportes e Transcap, responsáveis por diferentes regiões da cidade. Com quase 13 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, os D9W têm autonomia de até 250 km com uma única carga e podem ser recarregados completamente entre duas e três horas.

Além de priorizar o conforto e acessibilidade dos passageiros com design “Low Entry”, suspensão pneumática e sistema de freios regenerativos, os novos ônibus se destacam pelo impacto ambiental positivo. Cada unidade evita a emissão de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores.

“Essa entrega reforça nosso compromisso com o transporte público sustentável. Além de colaborar com o meio ambiente, estamos proporcionando mais conforto e segurança para quem usa o transporte diariamente”, afirmou Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.

A iniciativa está alinhada à estratégia da cidade de promover um transporte de baixa emissão, e acontece em um momento de forte crescimento do setor. Segundo dados da Fenabrave, as vendas de ônibus elétricos no Brasil cresceram 923% no primeiro bimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. A BYD lidera esse mercado com 56% de participação, sendo o D9W o modelo mais procurado por operadores urbanos.

São Paulo
default

Presente no Brasil há mais de uma década, a BYD mantém operações em Campinas e Manaus e atualmente constrói seu maior complexo fabril fora da Ásia, em Camaçari (BA). A empresa é também responsável pelo projeto do Skyrail, monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, e figura entre os principais nomes na transição energética do setor automotivo no país.

Com a missão global de reduzir a temperatura do planeta em 1°C, a BYD reforça seu papel como protagonista da mobilidade limpa no Brasil, apostando em inovação, escala e compromisso ambiental.

Imagens: Edson Lopes/SECOM Prefeitura de São Paulo

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post São Paulo recebe 17 novos ônibus elétricos da BYD e avança na mobilidade sustentável apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.