Kindle com jailbreak? Conheça os prós e contras de desbloquear o leitor digital

Você já ouviu falar no desbloqueio do Kindle? Apesar de parecer um ato ilegal, na verdade trata-se de uma modificação 100% permitida perante a lei – afinal, como dono do produto, você tem o direito de fazer o que bem entender com ele. O famoso “jailbreak” serve para destravar todo o potencial do leitor digital, permitindo usar funções que ele não é capaz em seu sistema nativo.

  • Qual é o melhor Kindle para comprar em 2025?
  • O que é Kindle?

A seguir, entenda o que é o jailbreak e quais as vantagens que essa modificação garante para seu Kindle. Mas, atenção! se você fizer o procedimento, aja por sua conta e risco.

  • 📖 Encontre as melhores ofertas de Kindle no WhatsApp do CT Ofertas

O que é jailbreak?

O jailbreak é um desbloqueio via software que visa desvincular o Kindle das limitações impostas pelos sistemas da Amazon. Ao transferir alguns arquivos para a memória interna do dispositivo, torna-se possível instalar apps de terceiros e utilizá-lo de várias formas diferentes, não se limitando somente a sua função primária.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O jailbreak é feito através da transferência de alguns arquivos para a memória interna do dispositivo (Reprodução/YouTube)

De uns tempos para cá, criou-se uma grande polêmica em relação à venda de produtos em mídia digital – que também enquadra os ebooks do Kindle. A Amazon possui uma vasta biblioteca virtual à venda, mas o usuário não se torna proprietário dos livros que compra. O que ele adquire é apenas uma licença de acesso a longo prazo que pode ser revogada a qualquer momento.

Para evitar essa dependência, o jailbreak tem sido considerado a forma mais segura e eficiente de dar vida nova ao Kindle. Ele é compatível com todos os modelos do aparelho e pode ser revertido a qualquer momento, então não é uma modificação definitiva. 

Vantagens do desbloqueio

Uma vez que seu Kindle estiver desbloqueado, você ganha acesso a uma série de possibilidades que não estavam disponíveis anteriormente.

A principal delas é um app chamado KOReader, que expande suas funções de leitura, garantindo mais opções de customização e compatibilidade com outros tipos de arquivos, além do ePUB.

O sistema operacional da Amazon já permite a leitura de arquivos PDF, mas eles não conseguem rodar dentro da formatação nativa de um Kindle. O KOReader resolve esse problema desbloqueando todas as funções disponíveis em outras extensões de arquivo – até mesmo em extensões de quadrinhos, como o CDZ.

Um Kindle desbloqueado é altamente personalizável e repleto de possibilidades (Reprodução/YouTube)

Um Kindle desbloqueado se torna mais personalizável em todos os sentidos. Outro recurso bacana é a possibilidade de customizar a tela de descanso (disponível quando você não está usando o dispositivo) com qualquer imagem, dando mais autenticidade para o aparelho. 

O dispositivo também se torna compatível com uma variedade praticamente infinita de apps, possibilitando rodar jogos como Tetris ou Doom, além de emuladores. É claro que há várias ressalvas, já que a tela do Kindle não foi feita para games; o framerate é bem baixo, criando um aspecto de vertigem no gameplay. Ainda assim, não deixa de ser uma possibilidade!

Alguns apps permitem até mesmo controlar dispositivos inteligentes remotamente, assim como um smartphone faria. Essa não chega a ser uma função tão interessante em termos de praticidade, mas serve como exemplo para mostrar que os Kindles têm potencial para ser muito mais do que um mero leitor digital.

Existem desvantagens?

A única desvantagem está relacionada à garantia do produto, no caso daqueles que adquiriram um Kindle recentemente. Modificar o dispositivo pode invalidar o direito de receber serviços de assistência técnica sem custos adicionais – mas lembre-se que o jailbreak é reversível, então não é um risco tão alto. 

Caso o produto apresente algum defeito de hardware, você sempre terá a opção de formatá-lo para as configurações de fábrica antes de solicitar a garantia. Caso você decida fazer o procedimento, aja por sua conta e risco.

Leia mais no Canaltech:

  • Celular ultrafino da Samsung tem preços vazados em lojas; veja quanto vai custar
  • RedMagic mostra prévia misteriosa de celular gamer ultrafino; veja detalhes
  • 5 cargueiros cheios de iPhones chegam aos EUA para evitar tarifas de Trump

Kindle Colorsoft: VALE a pena?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.