Onças podem atacar; veja 10 dicas para sobreviver a um encontro frente a frente

O corpo do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, foi encontrado pela Polícia Militar Ambiental nesta terça-feira (22), após o homem ser atacado por uma onça-pintada na cidade de Aquidauana (MS). A morte do rapaz reacendeu o debate sobre como se portar diante da ameaça do felino.

  • Qual é a diferença entre onça e leopardo?
  • Desmatamento acelerado tem ameaçado grandes espécies da Amazônia e do Pantanal
  • Satélite da NASA ajuda a proteger animais da extinção

A onça-pintada pode chegar a até 2,4 metros de comprimento, pesando entre 45 kg e 135 kg. A pelagem do mamífero tem um tom amarelo-claro e é caracterizada por manchas pretas de diferentes tamanhos. Essas manchas são como a impressão digital destes animais, visto que cada indivíduo tem um padrão único de pelagem.

O terceiro maior felino do mundo geralmente caça à noite e, além de ser muito rápido, é excelente nadador e é capaz de subir em árvores. Diante dos riscos que uma pessoa pode ter ao entrar em contato com o animal no seu habitat natural, é importante conhecer medidas a serem tomadas para evitar e sobreviver a possíveis ataques. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como evitar e sobreviver a ataques de onça-pintada 

  1. Certifique-se com pessoas da região se há avistamentos recentes de onça-pintada
  2. Sempre ande acompanhado e, caso suspeite da presença de uma onça, evite o caminho ou faça barulhos pelo trajeto
  3. Caso encontre carcaça de um animal morto, evite chegar perto
  4. Locais onde ocorrem a “ceva”, prática ilegal que consiste na criação de armadilhas para atrair animais, devem ser evitados
  5. Atente-se a possíveis pegadas ou fezes de onças, e verifique se estes rastros são frescos ou antigos
  6. Caso encontre uma onça-pintada no trajeto, mantenha a maior distância possível do animal até que ele saia do contato visual
  7. Nunca vire de costas e corra de uma onça, uma vez que esse comportamento remete ao de uma presa
  8. Se estiver de frente a frente com o felino, mantenha contato visual com ele e distancie-se andando para trás, sem movimentos bruscos
  9. A onça saiu do contato visual? Evite o trajeto ou espere por um período antes de seguir
  10. Onças com filhotes tendem a ter comportamento mais defensivo, assim como quando estão em período de acasalamento

Onde vive a onça-pintada

Atualmente, a presença da onça-pintada se restringe a países das Américas Central e do Sul, com aproximadamente metade da sua concentração no território brasileiro. Florestas tropicais na Amazônia, Pantanal e campos abertos do cerrado são os principais habitats do animal.

O felino tende a preferir locais próximos a cursos d’água e com vegetação densa. A onça-pintada normalmente evita áreas de agricultura, mas também pode ser observada em pastagens devido ao grande número de presas que procuram alimento nestes locais.

De acordo com o Instituto Onça-Pintada, o aumento do contato com o maior felino da América do Sul deve-se, em grande parte, à maior proximidade das cidades com os ambientes naturais do animal. 

“É comum as reportagens dizerem que a onça-pintada invadiu a cidade, mas devemos nos atentar para o fato de que na realidade o crescimento urbano faz com que as cidades estejam mais próximas aos ambientes naturais que a onça-pintada habita, aumentando a chance de encontros”, pontua o instituto.

Leia Também:

  • 10 animais mais raros do mundo que só conseguem viver num único habitat
  • Por que a Austrália tem tantos animais estranhos?
  • Três animais que a Colossal Biosciences quer trazer de volta direto do passado

VÍDEO | O FUNGO DE “THE LAST OF US”

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.