Intel planeja novo corte de 20% de sua força de trabalho

Passando por um grande processo de reformulação interna, a Intel está se preparando para anunciar ainda esta semana um novo corte de funcionários. Segundo a Bloomberg, a empresa pode demitir até 20% de sua força de trabalho atual, tendo como principais objetivos reduzir custos e eliminar burocracias internas.

A publicação afirma que isso é resultado direto da promoção de Lip-Bu Tan à liderança da companhia. Ao assumir o cargo de CEO e o comando da divisão de inteligência artificial, o executivo afirmou que estava prestes a fazer uma grande reestruturação e que não teria medo de tomar decisões difíceis.

Intel planeja novo corte de 20% de sua força de trabalho

A estimativa da Bloomberg é que a nova rodada de demissões deve afetar pelo menos 20 mil posições em diferentes mercados nos quais a Intel atua. As mudanças propostas por Tan devem eliminar muitos cargos de direção, posições consideradas redundantes e ajudar a direcionar a empresa para se focar novamente em produtos.

Intel já fez grandes cortes em 2024

Conforme aponta o Tom’s Hardware, mesmo que a Intel demita todos aqueles que ocupam cargos intermediários de gerência, ela não vai conseguir atingir a marca dos 20 mil cortes planejados. Em outras palavras, a empresa deve fazer demissões consideráveis em outros setores considerados menos essenciais para seu crescimento futuro.

Intel planeja novo corte de 20% de sua força de trabalho
Foto: Divulgação/Intel

A decisão é semelhante àquela que a companhia tomou em agosto de 2024, quando demitiu 15 mil pessoas. Na época, os principais afetados foram funcionários que ocupavam posições administrativas e trabalhavam em times como marketing, vendas e suporte técnico aos consumidores.

Na época parte do quadro de diretores da Intel, Tan discordou da decisão do então CEO Pat Gelsinger, afirmando que os cortes feitos por ele haviam sido pequenos demais. Isso significa que a parte do setor de engenharia, que costuma ser protegida pela liderança da empresa, também pode acabar sofrendo baixas consideráveis esta semana.

Fonte: Tom’s Hardware, Bloomberg

Conteúdo Relacionado
Intel investiga desempenho fraco de GPUs ARC junto a CPUs mais antigas

Problema descoberto em reviews

Intel investiga desempenho fraco de GPUs ARC junto a CPUs mais antigas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.