Steam vai ganhar novo filtro de busca para recursos de acessibilidade

A Valve anunciou na última terça-feira (22) que está preparando um novo sistema de filtros de acessibilidade para o Steam. Em breve, os usuários da plataforma vão poder encontrar com mais facilidade jogos que tenham recursos especiais para quem tem problemas motores, visuais e auditivos, entre outras opções.

O anúncio foi feito pela empresa como uma forma de alertar desenvolvedores, que já podem começar a se preparar para as mudanças. A partir de agora, eles já conseguem usar a plataforma Steamworks para mudar as descrições de seus títulos, destacando quando eles tiverem recursos que os tornam mais acessíveis.

Steam vai ganhar novo filtro de busca baseado em recursos de acessibilidade
Foto: Divulgação/Valve

Além disso, que possui um game disponível no Steam agora pode preencher um questionário detalhando como seus recursos aprimoram a experiência dos jogadores. A intenção é permitir que os consumidores tenham uma ideia bastante completa de quais jogos atendem às suas exigências e limitações pessoais.

Recurso de acessibilidade do Steam estreia em breve

Em seu blog oficial, a Valve esclareceu que o novo recurso descritivo do Steam ainda vai demorar algum tempo para ser oferecido ao público em geral. A empresa afirma que esse intervalo vai ser necessário para que os desenvolvedores tenham o tempo necessário para fazer os ajustes que precisam.

Steam vai ganhar novo filtro de busca baseado em recursos de acessibilidade
Foto: Divulgação/Valve

Ela também esclareceu que as novas informações vão passar a ser exibidas tanto no aplicativo para desktop quanto em seu site oficial. Elas vão ser mostradas na parte direita da tela, espaço que já é reservado para dados relativos a questões como suporte a single player e multiplayer, controles suportados e idiomas disponíveis, entre outras.

Para completar, a companhia também afirmou que a adição das informações não é obrigatória, mas é altamente recomendada. Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm investido em soluções do tipo, incluindo em seus jogos novos filtros de imagem, opções para substituir a maneira como quick time events acontecem e opções para usar assistentes de áudio para narrar menus — só para listar algumas das opções mais famosas.

Fonte: Game Developer

Conteúdo Relacionado
Ubisoft Chroma: simulador de daltonismo aumenta a acessibilidade em games

Estimulando uma nova mentalidade

Ubisoft Chroma: simulador de daltonismo aumenta a acessibilidade em games

Adicionar aos favoritos o Link permanente.