Ransomware e extorsão online causaram prejuízo de US$ 16,6 bilhões nos EUA em 2024

Ataques de ransomware e outras extorsões virtuais do tipo custaram para empresas e indivíduos nos EUA um total de US$ 16,6 bilhões ao longo de 2024. O número foi revelado pelo FBI, que informa que esse é o maior valor já registrado nos últimos 25 anos – desde que seu centro IC3 (Internet Crime Complaint Center) foi criado.

Para piorar a situação, existem grandes chances de que o valor real dessas extorsões seja ainda maior. Pessoas e empresas podem não relatar o valor perdido por diferentes motivos, além de muitas vezes não contabilizar o total efetivo do prejuízo, como novos investimentos em infraestrutura, contratação de serviços de terceiros para segurança, etc.

Logo do IC3
Fonte: FBI

“Em alguns casos, entidades não reportam nenhuma quantidade perdida para o FBI, assim criando uma taxa de perdas geral por ransomware artificialmente baixa”, diz o relatório do bureau. “Por fim, o número apenas representa o que as entidades reportam ao FBI pelo IC3, e não leva em conta a entidade respondendo diretamente para oficiais ou agentes de campo do FBI.”

FBI declara ransomware a maior ameaça à infraestrutura crítica dos EUA

As organizações mais importantes de infraestrutura nos EUA foram os principais alvos de ransomware no país, fazendo desse tipo de malware a maior ameaça da área, segundo o FBI. Foram mais de 4.900 ameaças contra a cibersegurança sendo reportadas em 2024, com 1.403 delas vindo de ransomware, no topo da lista.

Imagem mostra notebook com malware
Fonte: Kaspersky

Os softwares maliciosos mais usados ao longo do ano passado foram o Akira, LockBit, RansomHub, Fog e PLAY.

Notícias relacionadas:

  • Primeiro ransomware do mundo foi distribuído em disquetes e completa 35 anos
  • Gastos de empresas com ransomware estão subindo exponencialmente
  • Dona da FromSoftware, Kadokawa teria sido alvo de ataque ransomware

O pessoal do The Register cita uma pesquisa da Cisco Talos que apontou os ransomware mais ativos no ano passado, e o LockBit ficou na frente. A boa notícia é que o grupo foi derrubado pelas autoridades também em 2024.

Por fim, o IC3 registrou 67 novas variantes de ransomware no ano passado. Elas vieram de modificações do Fog, Lynx, Cicada 3301, Dragonforce e Frag.

Via: The Register

Adicionar aos favoritos o Link permanente.