Imposto de Renda zerado? Saiba quais investimentos não sofrem com a ‘mordida’ do Leão, mas ainda precisam de declaração

Você sabia que até mesmo os investimentos isentos de Imposto de Renda — como a poupança, LCIs, LCAs e dividendos — precisam ser declarados? E que deixar de fazer isso pode te colocar na malha fina.

Apesar de não serem tributados, esses investimentos não passam despercebidos pela Receita Federal. Todos os seus ativos financeiros compõem o seu histórico fiscal e, por isso, devem ser informados corretamente, inclusive aqueles livres de imposto.

Mas qual a maneira correta de declará-los, então? A jornalista especializada em Imposto de Renda do Seu Dinheiro, Julia Wiltgen, preparou um guia completo, gratuito e simplificado com tudo o que você precisa saber para declarar corretamente os seus investimentos isentos em 2025.

De forma prática, confiável e direta ao ponto, o material reúne passo a passo e tutoriais em vídeo de como preencher sua declaração, incluindo os ativos isentos, rendimentos, e dicas para não cometer erros e acabar caindo na malha fina.

Para acessar, tudo o que você precisa fazer é preencher um cadastro rápido. O guia será enviado para o seu e-mail em menos de 5 minutos:

GRATUITO: ACESSE O GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2025 E SAIBA COMO DECLARAR CORRETAMENTE SEUS INVESTIMENTOS ISENTOS

Qual a maneira certa de declarar ativos isentos de IR?

A declaração desses ativos deve ser feita na seção “Bens e Direitos”. É nela que você informa todo o seu patrimônio acumulado até 31 de dezembro do ano anterior. Ou seja, dinheiro em conta, imóveis, veículos, investimentos (inclusive os isentos), criptomoedas, entre outros.

Por exemplo, os brasileiros que investem na caderneta de poupança só precisam se preocupar em informar o saldo e rendimento movimentado no ano anterior.

Além disso, investimentos como LCIs, LCAs, fundos imobiliários, fiagros, ações e dividendos em geral, que também são isentos, precisam ser informados com seus respectivos códigos, que são identificadores oficiais do programa e que precisam estar corretos para análise automatizada da Receita Federal. 

Para conseguir informar os valores que ganhou e o quanto investiu de forma detalhada, as instituições financeiras, como bancos e corretoras, são obrigadas a enviar informes de rendimentos, documentos nos quais constam todos esses dados. 

Em alguns casos, é possível obter esse informe por meio do caixa eletrônico do seu banco. E caso tenha cancelado a conta, o banco deve enviar o informe relativo ao período em que você foi cliente. 

O informe de rendimentos traz de maneira detalhada o saldo em conta corrente e poupança, rendimentos obtidos, fundos de investimento, entre outras informações. 

Mas o declarante precisa estar esperto nas informações importantes que não estão presentes no informe padrão, como: dividendos e juros sobre capital próprio recebidos, controle de compras, vendas, lucros e prejuízos das ações, calcular e, se necessário, pagar o IR via DARF.

Por isso, é imprescindível guardar as notas de corretagem que detalham cada operação feita. Afinal, mesmo que você não precise pagar imposto, a falta de detalhamento de qualquer um desses produtos pode gerar inconsistência nas informações, culminando na malha final, além de multas e autuações. 

Mas é claro que esse é apenas um resumo de como declarar investimentos isentos de Imposto de Renda. Para ter um passo a passo completo, você pode consultar o guia gratuito do IR 2025, elaborado pela jornalista Julia Wiltgen.

Para isso, basta clicar no botão abaixo e liberar o seu acesso:

GRATUITO: ACESSE O GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2025 E SAIBA COMO DECLARAR CORRETAMENTE SEUS INVESTIMENTOS ISENTOS

Acesse o guia gratuito do Imposto de Renda 2025 

O Seu Dinheiro reconhece que esse momento de declaração do IR pode ser trabalhoso e gerar uma série de dúvidas. E foi por isso que ele preparou um guia com todas as informações necessárias para que você possa prestar contas à Receita.

O Guia vai te preparar desde os passos mais simples, como um passeio pelo programa gerador da declaração, até assuntos mais específicos, sobre como declarar cada uma das classes de investimentos, por exemplo.

E pode ficar tranquilo, pois você não precisará pagar nada – e nem assumir qualquer tipo de compromisso financeiro – para poder acessar todo esse material.

Isso porque o Seu Dinheiro está liberando o Guia do Imposto de Renda 2025 como cortesia para todos os seus leitores. Então, tudo o que você precisa fazer para recebê-lo é se cadastrar gratuitamente no botão abaixo.

Em poucos minutos, um e-mail chegará à sua caixa de entrada com todos os materiais sobre o Imposto de Renda 2025. Portanto, sugiro que você libere o seu acesso e ao menos dê uma “espiada” em tudo o que foi preparado para você:

GRATUITO: ACESSE O GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.