Ace Attorney poderia ter morrido no primeiro jogo se tivesse sido lançado hoje em dia, sugere dev

Ace Attorney é uma franquia que começou no Game Boy Advance e hoje em dia já teve inúmeras adaptações, incluindo animes, filme live action e, mais recentemente, diversas coletâneas da Capcom para plataformas atuais. Porém, se o primeiríssimo jogo tivesse sido lançado hoje em dia, a IP poderia nunca ter passado dele, como indica um de seus devs.

A informação veio de uma interação entre Masakazu Sugimori e Taira Nakamura nas redes sociais. Sugimori é um ex-Capcom que compôs a trilha sonora para o primeiro Ace Attorney, enquanto Nakamura atualmente é produtor na Bandai Namco.

Capcom vai encerrar oferta de jogos Ace Attorney no Steam em maio
Foto: Divulgação/Capcom

Nakamura fez um post comentando sobre como é mais difícil do que nunca fazer novas IPs hoje em dia. Ele comenta como os grandes sucessos da atualidade não chegaram gigantes do nada, mas em vez disso cresceram com o tempo. Curiosamente, ele cita Pokémon e Monster Hunter como exemplos, em vez de jogos da Bandai Namco.

“IPs são algo que você nutre. É importante pensar em longo prazo, não apenas na performance do primeiro lançamento”, disse o produtor, traduzindo por máquina do japonês.

Primeiro Ace Attorney vendeu menos de 80.000 cópias

Os comentários de Nakamura chamaram a atenção de Sugimori, que respondeu com um “concordo totalmente”.

“Isso porque Ace Attorney foi um fracasso quando eu estava envolvido no primeiro”, disse ele, em tradução de máquina. “Naquele tempo, Bio Hazard (Resident Evil) e Devil May Cry estavam vendendo 1 milhão de cópias na primeira semana, e passando de 3 milhões de cópias – eu acredito que a versão para GBA de Ace Attorney vendeu de 70.000 a 80.000 cópias na primeira semana”.

Ace Attorney vai receber novos jogos
Capcom/Divulgação

Notícias relacionadas:

  • REVIEW | Ace Attorney Investigations: Collection – Capcom, nunca te pedi nada. Traduz esse negócio
  • Pokémon TCG Pocket pode ter faturado US$ 120 milhões em menos de um mês
  • Capcom domina ranking de vendas em 2025 com Monster Hunter Wilds no topo

Sugimori complementa dizendo que acredita que o jogo não chegou a dar prejuízo, mas que certamente era um consenso na Capcom de que ele não vendeu bem. No entanto, Shu Takumi, o criador da série, não desistiu. Saiu um segundo e um terceiro jogo, e o sucesso começou a “crescer dramaticamente”. O dev diz então que Ace Attorney certamente é um título que a Capcom “nutriu”, e que virou um sucesso devido à dedicação da produtora e de Takumi.

Agora insira nos comentários qual jogo vem à sua mente lendo sobre essa conversa entre desenvolvedores. Eu começo: Sleeping Dogs.

Fonte: VGC

Conteúdo Relacionado
REVIEW | Ace Attorney Investigations: Collection - Capcom, nunca te pedi nada. Traduz esse negócio

REVIEW | Ace Attorney Investigations: Collection – Capcom, nunca te pedi nada. Traduz esse negócio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.