‘Tanque de guerra’ e defesa a armas químicas: como é o blindado do Bope de SC

Blindado do Bope camuflado

Blindado do Bope de SC tem versão camuflada usada em outros países – Foto: Divulgação/Excalibur Army

A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) testa um novo veículo blindado de origem checa, o Patriot II, que promete aumentar a eficiência das operações especiais no estado. Além de Santa Catarina, os estados de São Paulo e Paraná também avaliam o modelo para futuras licitações.

A reportagem do Cidade Alerta, da NDTV Record, acompanhou os testes no Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), unidade responsável pela avaliação do blindado.

O veículo também foi exibido na LAAD 2025, uma feira internacional de defesa e segurança realizada no Rio de Janeiro entre os dias 1º e 4 de abril.

Blindado do Bope pode operar em todos os terrenos e tem sistema contra minas e granadas

O blindado do Bope foi desenvolvido para transporte de tropa e apoio em operações ostensivas, inclusive em terrenos acidentados. Um sistema de transmissão inteligente distribui a força entre as rodas, melhorando o desempenho e o equilíbrio do veículo.

Blindado do Bope em feira de exposição

Blindado do Bope foi exposta em feira de defesa e segurança internacional – Foto: Reprodução/Zona Militar

Com custo estimado em R$ 5 milhões, o Patriot II tem um sistema que permite inflar e desinflar os pneus diretamente da cabine, adaptando-se a diferentes tipos de solo. A tecnologia também oferece proteção contra minas e granadas.

Curiosamente, o Patriot II compartilha o mesmo chassi da Tatra, sediada na República Checa, do Fusca. Com 18 toneladas, o blindado pode atingir até 110 km/h e transportar oito pessoas com equipamento completo.

Blindado do Bope no deserto

Blindado do Bope testado em SC já é usado em países do Leste Europeu e Emirados Árabes Unidos  – Foto: Divulgação/Excalibur Army

O projeto prevê espaço para operação de fuzis e outras armas de dentro da cabine. O veículo conta ainda com escotilhas reforçadas, capazes de suportar o disparo de fuzil calibre .50.

Atualmente, o Patriot II é utilizado por forças de segurança em países da Leste Europeu e nos Emirados Árabes Unidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.