A taxação de 10% para o Brasil abriu uma janela oportunidade que não podemos brigar contra, vê Pedro Lupion

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), disse que a taxação de 10% para os produtos brasileiros pelos Estados Unidos, a partir da guerra comercial, abriu uma janela de oportunidade para o Brasil.

A fala ocorreu durante o AgroTalk Show, evento que antecedeu o primeiro dia da Agrishow e contou com diversas autoridades do setor.

“Toda essa mudança geopolítica, principalmente para o comércio, faz com que a gente tome cuidado para os efeitos no Brasil. Fato é, que taxação de 10%, abaixo dos nossos concorrentes internacionais, abriu uma janela de oportunidade principalmente para China, que responde por 52% de tudo que nosso agro exporta. Não podemos abrir mão ou brigar com eles”, afirmou.

  • VEJA TAMBÉM: O Agro Times está ‘entrando em campo’ para cobrir a Agrishow, principal feira do agronegócio no Brasil; acompanhe a cobertura completa

O líder da bancada ruralista reforçou que o Brasil conta com uma competitividade única no que se refere a custos de produção, apesar dos gargalos do país. Ele também falou sobre a 2ª Cúpula Agro Global Sul-Americana, que aconteceu na semana passada em Buenos Aires.

“Reunimos Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai para tratar do mercado internacional, para jogarmos em bloco. Sabemos que a Argentina, por exemplo, é um grande concorrente nosso, mas precisamos ter condições de enfrentar aqueles que nos atacam, como a legislação europeia e os norte-americanos”.

Lupion comenta que o bloco dos países da América do Sul saíram com uma ação conjunta para negociações com a União Europeia.

“Conseguimos esse entendimento principalmente agora com essa mudança de tabuleiro geopolítico, que volta à tona as questões de Mercosul e União Europeia e de livre comércio. Vamos ter muitas oportunidades”.

Estiveram no evento Augusto Cury, Maurílio Biagi, Joaquim Leite, Ricardo Salles, Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. governador do Paraná Ratinho Júnior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.