Lojas japonesas estão proibindo vendas da RTX 5080 e 5090 para turistas

Desde que foram lançados pela NVIDIA, os modelos RTX 5080 e RTX 5090 de suas GPUs se mostraram difíceis de obter, especialmente pelo preço recomendado pela fabricante. Cientes de que muitos consumidores estão tendo dificuldades em comprar os produtos, alguns lojistas japoneses estão barrando suas vendas para estrangeiros.

Redes de lojas situadas na cidade de Osaka começaram a exibir avisos de que não vão mais vender os hardwares para pessoas de outras nacionalidades, pelo menos durante algum tempo. Os principais compradores de fora do país têm sido os chineses, que costumam revender os produtos obtidos por valores mais acentuados.

Lojas japonesas estão proibindo vendas da RTX 5080 e 5090 para turistas
Foto: Reprodução/VideoCardz

Antes de tomar a medida drástica, os lojistas japoneses já haviam impedido que as RTX 5080 e RTX 5090 fossem vendidas com isenção de impostos. No entanto, nem mesmo isso ajudou a diminuir a demanda de estrangeiros, que têm recorrido a todos os meios possíveis para adquirir os produtos sem ceder a remarcações abusivas.

Situação da RTX 5080 e RTX 5090 não deve melhorar em breve

A situação demonstra muito bem o quanto a NVIDIA tem sido incapaz de atender aos desejos dos consumidores que pretendem fazer o upgrade para suas GPUs mais recentes. Isso é reflexo tanto de restrições em suas linhas de produção quanto do fato de que muitos hardwares não estão sendo direcionados para consumidores comuns.

Lojas japonesas estão proibindo vendas da RTX 5080 e 5090 para turistas
Foto: Divulgação/NVIDIA

Desde que a RTX 5080 e a RTX 5090 foram lançadas, são comuns relatos de que empresas — muitas delas chinesas — estão redirecionando boa parte de suas produções para operações de criptomoedas. Essa não é exatamente uma situação nova, mas ela tem se tornado ainda mais problemática com a ascensão da inteligência artificial — que também aumentou demanda por placas de alto desempenho.

Assim, a expectativa é que a situação das duas GPUs não deve melhorar em um futuro próximo e os consumidores vão continuar tendo dificuldades em encontrá-las. E não vai ser nada estranho se outras companhias seguirem a tendência dos lojistas de Osaka, impedindo que as poucas unidades que chegam a seus estoques sejam obtidas por estrangeiros.

Fonte: VideoCardz

Conteúdo Relacionado
comparativo Oblivion Remastered

da água para o vinho

Veja comparativo entre Oblivion original e Oblivion Remastered rodando na RTX 5090 no ultra

Adicionar aos favoritos o Link permanente.