Intel deve lançar uma CPU Panther Lake neste ano e o resto em 2026

A Intel já deixou claro que sua nova litografia 18A chega apenas em 2026 junto com os processadores mobile Panther Lake. Mas, agora, um leaker afirma que a nova geração de processadores chega ainda em 2025, mas em uma configuração específica com até 4 núcleos de performance e iGPU baseada em Xe³, com o restante no começo de 2026.

  • Dicas para melhorar o desempenho de CPUs Intel
  • Características mais importantes nos processadores Intel

O leaker Meng menciona que esse será o “primeiro SKU de alto nível”, ou seja, um processador high-end dentro do lineup. Como dito acima, o chip terá 4 núcleos de performance, 8 núcleos de eficiência e nenhum núcleo de baixíssimo consumo, os LP-E.

Panther Lake terá nova geração de gráficos da Intel

Além disso, o processador mobile será equipado com 4 núcleos gráficos baseados em Xe³, a nova geração de gráficos da Intel, também conhecido como Celestial, a sucessora da atual Battlemage. Todo esse pacote terá TDP de 45W, mais do que os 28W de TDP máximo dos SKUs Lunar Lake.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Esse processador está planejado para chegar no último trimestre deste ano e um “outro SKU será lançado no primeiro trimestre de 2026”. O leaker menciona um outro SKU no singular, o que não deve ser o caso, já que novas gerações vêm com um lineup inteiro de processadores.

Ao que tudo indica, as CPUs Panther Lake marcam o retorno do LP-E cores, que fizeram sua estreia com os Meteor Lake e ficaram ausentes dos Lunar Lake. Além disso, parece que a Intel deve derrubar a tecnologia de núcleos Advanced Low Power Island, presente nos Core Ultra 200.

Outra aparente diferença dos Panther Lake em relação aos processadores Lunar Lake é a queda do uso de memória integrada no chip, algo que o próprio Time Azul já declarou arrependimento de ter feito.

Veja mais do CTUP:

  • Preço dos jogos vai aumentar, mas sabia que já foi muito pior?
  • Qual é a taxa de atualização máxima em Hz que minha placa de vídeo suporta?
  • Como saber se a memória RAM é compatível com a placa-mãe e com o processador?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.