Huawei vai ser beneficiada com bloqueios contra a China, afirma NVIDIA

A decisão do governo dos Estados Unidos de bloquear o envio de GPUs e outros hardwares para a China vai ter a Huawei como uma das principais beneficiadas. Quem afirma isso é a própria NVIDIA, que se reuniu recentemente com membros do congresso para tentar discutir meios de continuar operando no país estrangeiro.

Se a DeepSeek R1 foi treinada (em chips Huawei) ou um modelo futuro opensource chinês for treinado para ser altamente otimizado em chips Huawei, isso arriscaria criar uma demanda global de mercado para seus chips”, afirmou um membro sênior do congresso à Reuters. Com isso, os Estados Unidos sofreriam um duro golpe em suas pretensões de virarem os líderes mundiais da inteligência artificial.

Huawei vai ser beneficiada com bloqueios contra a China, afirma NVIDIA
Foto: Divulgação/NVIDIA

Em um comunicado posterior, a NVIDIA confirmou que seu CEO, Jensen Huang, se encontrou recentemente com membros do Comitê de Assuntos Estrangeiros. Entre os assuntos discutidos está a importância de investir no estabelecimento de infraestrutura e linhas de fabricação de produtos dentro dos Estados Unidos.

NVIDIA vê sua posição na China ameaçada pela Huawei

Um dos principais problemas enfrentados pela NVIDIA no momento é a proibição da venda dos produtos da linha H20 para a China. Eles são conhecidos por trazerem uma das soluções de inteligência artificial mais competentes do mercado, o que os ajudou se tornarem bastante populares — e lucrativos.

Huawei vai ser beneficiada com bloqueios contra a China, afirma NVIDIA
Foto: Divulgação/Huawei

Além de as autoridades dos Estados Unidos se mostrarem irredutíveis em liberar a venda dos dispositivos, a Huawei vem ganhando espaço no mercado. A companhia anunciou recentemente os aceleradores Hopper H10 e H20 AI, que já começaram a ser adotados por gigantes como a ByteDance (do TikTok) e a Tencent.

A empresa também revelou recentemente seu cluster CloudMatrix 384, com o chip Ascend 910B, que promete ter um desempenho semelhante (ou até mesmo superior) ao GB200 NVL27 da NVIDIA. Com a ausência da companhia norte-americana no mercado chinês, ela tem grandes chances de crescer muito no país e acabar virando a opção-padrão para muitos clientes relevantes que operam por lá.

Fonte: Reuters

Conteúdo Relacionado
Logo da DeepSeek

Mais um abalo!

DeepSeek R2 pode ser até 97,3% mais barato do que GPT-4o e roda em chips Huawei [RUMOR]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.