Codemasters sofre cortes e anuncia série de demissões

A Codemasters confirmou uma nova rodada de demissões, após anunciar que interrompeu o desenvolvimento dos jogos de rally. A decisão ocorre pouco depois de a Electronic Arts, que comprou o estúdio em 2021, encerrar oficialmente a parceria com o Campeonato Mundial de Rally (WRC) e suspender os planos para novos títulos da franquia.

Em comunicado, a Codemasters afirmou que a medida faz parte de uma reestruturação do portfólio da EA Sports. Embora não tenha revelado quantos funcionários foram afetados, o estúdio informou que realocará parte das equipes para outras áreas da empresa. Um porta-voz declarou que a empresa busca alinhar a estrutura às prioridades estratégicas atuais.

Electronic Arts anuncia demissões na Codemasters, da série F1
Foto: Divulgação/Electronic Arts

A reorganização também segue os cortes mais amplos que a Electronic Arts promoveu nos últimos dias, com demissões que podem atingir até 400 colaboradores em diversas regiões. Assim, no Reino Unido, onde a Codemasters está sediada, a legislação exige um período mínimo de consulta de 30 dias antes de qualquer dispensa, incluindo tentativas de evitar desligamentos por meio de realocação.

Codemasters encerra ciclo com jogos de rally

Com o encerramento da parceria com o WRC, a Codemasters deixa um legado de quase três décadas no desenvolvimento de jogos de rally. O estúdio britânico iniciou essa trajetória em 1998 com o lançamento de Colin McRae Rally, expandindo posteriormente para as franquias DiRT e, mais recentemente, WRC.

Desde 2020, a desenvolvedora detinha os direitos oficiais do campeonato, com planos que incluíam novos lançamentos anuais a partir de 2023. A EA produziu o jogo EA Sports WRC em 2023 como o último sob essa licença.

Divulgação/Codemasters

Assim, a EA suspendeu oficialmente todos os projetos futuros relacionados à categoria. Internamente, a Codemasters também passou por cortes em dezembro de 2023. Na época, alegou estar focada na equipe de controle de qualidade, após o desempenho comercial abaixo do esperado de F1 23 e EA Sports WRC.

A Electronic Arts comprou a Codemasters por US$ 1,2 bilhão e superou a proposta que a Take-Two havia apresentado. A negociação levou para o portfólio da EA as marcas F1, WRC, Grid, DiRT e Project Cars, além de reforçar a presença no segmento de jogos de corrida.

Fonte: VGC

Conteúdo Relacionado
Imagem de divulgação de Operation Flashpoint

Perdidos para sempre?

Sem aviso, EA remove da Steam seis jogos clássicos da Codemasters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.