Código-fonte do Fallout original não é mais considerado como perdido

Em um vídeo publicado na metade de abril deste ano, Tim Cain, um dos criadores de Fallout, lamentou que os códigos-fontes do RPG e sua primeira sequência haviam sido totalmente perdidos. No entanto, uma pesquisa conduzida pela VideoGamer revelou que eles estão seguros graças à iniciativa individual de Rebecca Heineman.

Em uma entrevista conduzida ao site, a designer e cofundadora da Interplay revelou que conseguiu preservar o passado dos games e de outros trabalhos da publicadora. Ela explicou que seus esforços começaram em 1993, quando foi criar uma compilação celebrando a primeira década da empresa — e descobriu que parte de seu passado estava mal preservado.

Além de Fallout 1 e 2, ela também preservou os códigos-fontes de títulos como Battle Chess, Bard’s Tale, The Lord of the Rings Vol. I e do Wasteland original. No último caso, a Interplay havia efetivamente perdido os arquivos do game, que foram resgatados do limbo graças à Electronic Arts — que os havia recebido para fazer a versão PC do título.

História de Fallout segue preservada

Heineman explica que decidiu fazer os backups por conta própria e os mantêm gravados em mídias que continuam acessíveis até os dias atuais. Tim Cain também havia feito backups dos Fallout originais, mas decidiu que era melhor deletá-los após o momento que deixou de fazer parte do estúdio Black Isle.

Ele temia que a gerência da Interplay podia decidir processá-lo por manter a pose de vários materiais que, legalmente, pertenciam a ela. Heineman explicou que só não passou por uma situação semelhante porque era uma das fundadoras da empresa e, por isso, teve um tratamento especial.

Código-fonte do Fallout original não é mais considerado como perdido
Foto: Divulgação/Bethesda

Ela explica que, embora tenha o desejo de liberar os códigos-fontes de Fallout para o público, depende de uma permissão da Bethesda para fazer isso. Dado que os dois primeiros títulos da série são vendidos até hoje, a perspectiva de que isso possa acontecer de maneira gratuita se torna bastante improvável.

No entanto, a descoberta de que os títulos foram preservados pela fundadora da Interplay trazem perspectivas positivas para o futuro. Além de os códigos poderem ajudar na criação de remasterizações futuras, eles também poderão ajudar a comunidade a melhorar os games por conta própria e ter mais conhecimento de como eles foram feitos.

Fonte: Videogamer

Conteúdo Relacionado
Macaulay Culkin fará parte da segunda temporada de Fallout

Não esqueceram dele

Macaulay Culkin fará parte da segunda temporada de Fallout

Adicionar aos favoritos o Link permanente.