A atualização 24H2 do Windows 11 está sendo baixada automaticamente em alguns PCs

A Microsoft anunciou que muitos usuários do Windows 11 receberão automaticamente a versão 24H2 do Sistema Operacional. A notícia foi publicada num boletim na sexta-feira. A atualização será aplicada a dispositivos com as edições Home e Pro das versões 23H2, 22H2 e 21H2, desde que não sejam gerenciados por departamentos de TI.

Esta é a fase final da distribuição gradual do Windows 11 24H2. Desde sexta-feira, a nova versão já está disponível para todos os dispositivos compatíveis que usam Windows 10 ou Windows 11, desde que não estejam bloqueados por restrições de compatibilidade.

Para verificar a atualização manualmente, basta ir em Configurações > Windows Update e selecionar “Verificar atualizações”. No entanto, muitos usuários receberão o update automaticamente, podendo apenas decidir quando aplicar ou adiar a instalação.

Notícias Relacionadas:

  • Login do Windows 11 trava com atualização de abril
  • Bug no Outlook Classic pode aumentar uso da CPU para 50% ao digitar
  • Snapdragon X2 pode ter até 22% mais performance que a geração atual [RUMOR]

Possibilidade de cancelamento

Créditos: Reprodução.

Caso o prazo de adiamento de até quatro semanas oferecido pelo sistema não seja suficiente, há maneiras de impedir a instalação automática do Windows 11 24H2. Um post no Windows Latest fornece comandos para interromper o download e excluir os arquivos de atualização, além de orientações para impedir novas tentativas de instalação.

Como relatado anteriormente, o Windows 11 24H2 será baixado independentemente da pretensão do usuário. As instruções para evitar o download são:

1. Inicializar o Prompt de Comando do Windows. Ele pode ser iniciado digitando “cmd . exe” no Executar do Windows ou pesquisando no Prompt de Comando usando a Pesquisa do Windows.

2. No Prompt de Comando, há dois comandos que precisam ser executados:

  • net stop wuauserv
  • net stop bits

3. Após pausar as atualizações, o usuário terá acesso às pastas relacionadas ao Windows Update. Ou seja, ele poderá a pasta Software Distribution. Ela contém os arquivos do Windows Update, incluindo aqueles necessários para a versão 24H2.

4. Para remover a pasta, execute o seguinte comando:

  • del /f /s /q %windir%SoftwareDistributionDownload*

5. Isso ainda não é tudo. Ainda será necessário bloquear especificamente o Windows 11 24H2, pois o download será reiniciado. Para bloqueá-lo, podemos usar a ferramenta wushowhide.

6. Execute o arquivo wushowhide.cab. Siga as instruções na tela, clique em Avançar e selecione a opção Ocultar atualizações.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é hiding-24h2-udpate-using-wushowhide-tool-windows-11.jpg
Créditos: Windows Latest.

7. Na seção “Ocultar atualizações”, é preciso selecionar “Windows 11, versão 24H2” e então prosseguir com “Avançar”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é forcing-windows-11-24h2-udpate-to-hide.jpg
Créditos: Windows Latest.

8. Agora é possível fechar a ferramenta e o Windows 11 24H2 terá sido cancelado e pausado neste momento.

Windows 10 ainda lidera o mercado

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-3.png
Créditos: Walpapperflare.

Dados recentes do StatCounter indicam que, em abril, a participação do Windows 11 no mercado atingiu 43,72%, ficando a poucos pontos percentuais do Windows 10, que ainda domina com 52,94%.

O fim do suporte ao Windows 10 está marcado para 14 de outubro de 2025. Por isso, a Microsoft busca expandir a base de usuários do Windows 11, corrigindo problemas conhecidos da versão 24H2 e incentivando a migração por meio de anúncios em tela cheia e pop-ups.

Manter um caminho de atualização gratuito para os usuários do Windows 10 é uma medida bem recebida, especialmente para aqueles que planejam a transição até outubro.

Fonte: Microsoft.

Conteúdo Relacionado
Windows 11 Microsoft

🖥️ Atualização à Vista

CEO da Microsoft revela crescimento impressionante do Windows 11

Adicionar aos favoritos o Link permanente.