Clair Obscur é fruto do aborrecimento de um desenvolvedor da Ubisoft

Um dos jogos mais elogiados de 2025 até o momento, Clair Obscur: Expedition 33 só surgiu porque um desenvolvedor da Ubisoft estava entediado com seu trabalho. Enquanto trabalhava na empresa em 2020, Guillaume Broche começou a sonhar com a ideia de fazer um RPG inspirado por títulos que fizeram parte de sua infância, como Final Fantasy.

Em uma entrevista à BBC, Broche explicou que nunca conseguiria fazer o projeto tomar vida dentro da grande desenvolvedora francesa. Isso porque, aparentemente, um jogo de mundo semiaberto com batalhas por turno “não era o que os jogadores queriam”. No entanto, a realidade provou o contrário e o game já vendeu mais de 1 milhão de cópias desde sua estreia.

Clair Obscur é fruto do aborrecimento de um desenvolvedor da Ubisoft
Foto: Divulgação/Kepler Interactive

O criador de Clair Obscur revelou que o título começou a ganhar vida quando ele começou a usar plataformas como o Reddit e fóruns para encontrar talento interessado em criar a aventura. Entre aqueles que responderam está a atriz Jennifer Svedberg-Yen, que concordou em gravar uma demonstração de voz — e acabou sendo recrutada para o projeto como uma de suas roteiristas.

Clair Obscur misturou veteranos com novatos

Foi somente depois de já ter avançado um pouco no projeto do RPG que Broche decidiu deixar seu emprego na Ubisoft para se dedicar totalmente a ele. Com financiamento da Kepler Interactive, ele reuniu uma equipe central com aproximadamente 30 pessoas, que mistura tanto novatos como Jennifer quanto veteranos da indústria.

Clair Obscur é fruto do aborrecimento de um desenvolvedor da Ubisoft
Foto: Divulgação/Kepler Interactive

Ao mesmo tempo, os créditos de Clair Obscur revelam que diversos estúdios externos foram usados, o que eleva muito a quantidade total de pessoas que se dedicaram a ele. O criador do jogo afirma que só conseguiu o sucesso por uma mistura entre sorte e a COVID 19 — que fez com que muitas pessoas em isolamento estivessem sedentas por meios de expressar sua criatividade.

Broche também revelou que ajudou muito o fato de que ter conseguido reunir uma equipe que compartilhava com ele muitas referências e desejos. “De alguma forma, isso funcionou, o que ainda não faz muito sentido para mim depois desses anos”, brincou. Com o sucesso obtido pelo game, seus criadores já estão começando a trabalhar com a possibilidade de trazer diversos DLCs para ele em um futuro próximo.

Fonte: BBC

Conteúdo Relacionado
Arte para Clair Obscur

sucesso, mas nem tanto

Apesar do hype, jogadores passaram pouco tempo em Clair Obscur: Expedition 33

Adicionar aos favoritos o Link permanente.