OpenAI desiste de virar uma empresa com fins lucrativos

A OpenAI permanecerá como uma organização sem fins lucrativos, segundo comunicado do presidente do conselho da empresa, Bret Taylor, e o memorando feito pelo CEO Sam Altman, publicados nesta segunda-feira (5) no site da empresa. 

  • OpenAI terá estrutura com fins lucrativos mais tradicional em 2025, diz Altman
  • OpenAI processa Musk por querer ser um ‘ditador da AGI’; entenda

“Tomamos a decisão de que a organização sem fins lucrativos manteria o controle da OpenAI após ouvir líderes civis e iniciar um diálogo construtivo com os gabinetes do Procurador-Geral de Delaware e do Procurador-Geral da Califórnia”, explicou o comunicado de Bret Taylor. 

A empresa é controlada por uma organização sem fins lucrativos e sua ala de negócios será transformada em uma corporação de benefício público (PBC, em inglês), uma organização com fins lucrativos, mas que assume um compromisso formal com um propósito social ou público.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“As PBCs se tornaram a estrutura com fins lucrativos padrão para outros laboratórios de inteligência artificial generativa (IAG), como Anthropic e X.Ai, bem como para muitas empresas com propósito específico”, exemplificou Altman em seu memorando aos funcionários da OpenAI. 

A ideia da reestruturação é garantir mais capital para que a empresa consiga manter e inovar em seus novos projetos de IAG, mas ainda mantendo seus investimentos controlados pela organização sem fins lucrativos. 

“À medida que a PBC cresce, os recursos da organização sem fins lucrativos também aumentam, permitindo que ela faça ainda mais”, explicou Altman. 

OpenAI queria deixar de ser controlada por organização sem fins lucrativos

A decisão atual ocorre após um longo processo para a empresa deixar de ser controlada por uma organização sem fins lucrativos. Em 2024, o CEO da OpenAI afirmou que a Big Tech abandonaria sua estrutura e optaria por ser uma “organização com fins lucrativos mais tradicional”. 

Ainda em 2019, a OpenAI mudou se reestruturou para ser uma empresa de lucro limitado, categoria que reduz os retornos sobre os investimentos até um certo limite. Mas ainda com a mudança, os lucros da empresa eram — e agora continuam — sendo repassados e controlados pelo braço sem fins lucrativos da Big Tech. 

Com a reestruturação atual, o CEO da OpenAI afirmou que a empresa vai abandonar sua complexa estrutura de lucro limitado em favor de um modelo de capital tradicional e mais simples, no qual “todos terão ações”. Essa reestruturação visa deixar para trás uma modalidade que, segundo Altman, não se alinha mais com os objetivos da empresa.

Leia mais:

  • Elon Musk processa OpenAI porque ela se tornou lucrativa
  • OpenAI explica como seus modelos de IA são criados durante o Web Summit Rio
  • OpenAI prepara rede social para competir com X de Elon Musk, revela portal

VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.