Projeto revive Clippy como novo assistente de IA

Para aqueles que usam o Windows há décadas e aproveitaram principalmente a década de 90 com o sistema operacional (SO) da Microsoft, uma novidade nostálgica e divertida: projeto revive Clippy como novo assistente de IA.

E, não: esta não é mais uma iniciativa de revitalizar e modernizar clássicos do passado. É o bom e velho Clippy, com seu visual e charme originais.

O saudoso Clippy foi revivido com seu design nostálgico da década de 90, agora com um visual retirado diretamente do Windows 98, mas impulsionado pelas maravilhas da IA!

Para aqueles novos demais para entender as referências, estamos falando do famoso clipe animado que ficava no canto inferior do Pacote Office entre 1996 e 2003 — também conhecido formalmente como Assistente do Microsoft Office.

Desta vez, o lendário assistente terá o seu visual de interface dos anos 90, mas será um interlocutor de inteligência artificial (IA), graças ao novo projeto do engenheiro de software Felix Rieseberg.

Com seu visual fiel aos anos 90 — diretamente do Windows 98 — agora unido aos recursos de IA do momento, será possível configurar qualquer modelo de linguagem (LLM) instalado localmente e usar o Clippy como voz.

Os principais LLMs públicos, como os mais modernos do grupo Meta, Google e mais, são compatíveis, com a instalação por um clique. Ao ser instalado, o Clippy conta com as suas animações originais enquanto baixa automaticamente o modelo Gemma3-1B da Google.

Leia mais

  • Peladn YO1: mini PC com CPU Ryzen AI Max+ 395 de 16 núcleos e 128 GB em um corpo compacto
  • CEO da Intel assume comando direto da divisão de IA e promove grande reestruturação
  • Advancing AI: AMD marca evento para junho com foco em GPUs Instinct de nova geração e avanços em IA

Em ideia que une nostalgia e modernidade, projeto revive Clippy como novo assistente de IA

Uma vez configurado, o novo Clippy-bot se esforça para replicar o tom lúdico do original, graças a um complexo prompt cujo intuito é disfarçar o modelo LLM usado. É possível editar ou substituir a instrução inicial para personalizar a experiência como preferir.

Rieseberg, o criador do projeto que busca revitalizar o carismático assistente, descreve este trabalho como “uma carta de amor e homenagem ao saudoso Clippy”, servindo também como um tributo à estética visual da Microsoft na década de 90.

Até o site do projeto tem um visual carregado de nostalgia, lembrando as janelas do Windows 98. Clique aqui para conferir o design e também para baixar o assistente impulsionado por IA para o seu OS favorito — conta com versões para Windows, macOS (Apple Silicon), macOS (Intel), Linux (Debian, x64) e Linux (RPM, x64).

Para os entusiastas, detalhes técnicos estão hospedados no GitHub, podendo ser acessados clicando aqui. Confira agora mesmo as novidades do Clippy, o assistente que une nostalgia e modernidade!

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!

Fonte: Tom’s Hardware

Conteúdo Relacionado
Melhores editores de foto com inteligência artificial

seleção

10 melhores editores de foto com inteligência artificial em 2025

Adicionar aos favoritos o Link permanente.