Borderlands 4 elimina minimapa e aposta em mundo aberto mais imersivo

Borderlands 4 trará mudanças significativas na forma como os jogadores navegam pelo mundo do jogo. De acordo com o CEO da Gearbox Entertainment, Randy Pitchford, o novo título da franquia eliminará o minimapa tradicional. Dessa forma, vai substituí-lo por um sistema de bússola mais intuitivo e voltado à exploração em mundo aberto.

Além disso, a decisão busca incentivar os jogadores a interagirem diretamente com o ambiente, em vez de dependerem de marcadores fixos na tela. Durante apresentação na PAX East, Pitchford explicou que a equipe projetou o mundo de Borderlands 4 para ser mais amplo e vertical do que em títulos anteriores.

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Divulgação/2K

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Ele afirmou que, com múltiplos objetivos e oportunidades espalhados por grandes distâncias e diferentes níveis de altura, um mapa fixo não fornece a clareza necessária. De acordo com ele, o novo sistema de navegação amplia a noção de espaço e facilita o deslocamento pelo cenário.

Borderlands 4 aposta em navegação mais intuitiva

Embora a Gearbox tenha introduzido o minimapa em Borderlands 2, o recurso não estará presente nesta sequência. Os jogadores ainda poderão acessar o mapa tradicional com um clique, mas o foco está na exploração direta. Pitchford destacou que o jogo incluirá uma bússola dinâmica e um sistema de navegação semelhante a GPS, que traça rotas no mapa geral para orientar os jogadores sem tirar a imersão.

Borderlands 4 Handsome Jack
Borderlands/Reprodução

A interface também contará com uma inteligência artificial capaz de identificar caminhos viáveis, respeitando a verticalidade dos cenários. Setas indicarão se um objetivo está acima ou abaixo do jogador, recurso que busca oferecer maior consciência espacial e reduzir a frustração ao navegar por ambientes complexos.

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Pitchford reforçou que o objetivo da mudança é fazer com que os jogadores “joguem o jogo, e não o mapa”. Ele também mencionou que, apesar de a equipe estar aberta a ajustes no futuro, acredita que a nova abordagem beneficiará a experiência geral. A Gearbox promete um mundo mais aberto e acessível, sem telas de carregamento e com liberdade para explorar locais visíveis à distância.

O jogo manterá o mapa completo acessível para quem preferir esse tipo de referência, mas o design prioriza a interação com o ambiente. A equipe desenvolveu o novo sistema para se adaptar às camadas e níveis dos mapas de Borderlands 4, evitando a confusão comum em representações planas em dois eixos.

Fonte: Gamingbolt

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