Resumo sobre encontros vocálicos

Olá, pessoal, tudo bem? O presente artigo aborda um assunto relevante (Encontros vocálicos) e passível de cobrança em várias provas de concursos públicos.

Os tópicos serão os seguintes:

– Os encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato

– Exemplos de encontros vocálicos

– Exemplo de cobrança em questão de concurso

– Considerações finais

Os encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato

A princípio, é necessário conhecer os três tipos de fonemas existentes na língua portuguesa. São eles: vogais, semivogais e consoantes.

As vogais são fonemas produzidos sem a obstrução da passagem do ar e possuem a pronúncia mais forte que as semivogais. As semivogais, todavia, são menos tônicas. Possuem, assim, uma pronúncia mais fraca que as vogais.

As consoantes, no entanto, são os fonemas produzidos com interferência na passagem do ar. São representadas, portanto, por todas as demais letras do alfabeto, diferentes das vogais A, E, I, O, U.

Os encontros vocálicos, nesse sentido, são o encontro entre duas vogais ou semivogais. Por exemplo, na palavra “beira” (bei – ra), “e” é uma vogal e “i” uma semivogal.

Esse encontro pode ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes. Além disso, é possível classificar os encontros vocálicos em ditongo, tritongo e hiato.

DITONGO: encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser, dessa forma, crescente ou decrescente.

Ditongo crescente: primeiro vem a semivogal e depois a vogal (SV + V)

Exemplo: gló-ria, á-rea, cá-rie

Ditongo decrescente: primeiro vem a vogal e depois a semivogal (V + SV)

Exemplo: lei, herói, cal-ví-cie

Ditongo oral: são pronunciados apenas pela boca.

Exemplo: die-ta, mé-dio, sé-rie

Ditongo nasal: são pronunciados pela boca e pelo nariz.

Exemplo: quan-do, cin-quen-ta

Ainda mais atenção para as palavras que terminam em -am, -em, -en como dan-çam (=ãu), be-bem (=~ei) e glú-ten (=~ei). Elas apresentam ditongo decrescente nasal, também chamado de ditongo fonético.

TRITONGO: encontro de vogal, semivogal e vogal (nessa ordem) na mesma sílaba (V + SV + V)

Exemplo: U-ru-guai, a-pa-zi-guou

HIATO: encontro de duas vogais em sílabas diferentes (V + V)

Exemplo: ba-ú, sa-í-da, ju-í-zo

Exemplos de encontros vocálicos

Nas palavras logo abaixo, é possível identificar ditongos, hiatos e tritongos.

Meus, quais, piavam, oceano, pai, bebeu, ninguém, paraíso, relatórios, água, caos, espiritual, iguais, cooperar, frear, pouco, saguão, leite, quão, vaidade, também, raízes, saúva, saúde, inteiro, melodia, averiguei, apresentam, armazém, enxaguei, Paraguai

Ditongos Tritongos Hiatos
Meus (decrescente oral)
Pai (decrescente oral)
Bebeu (decrescente oral) Ninguém (decrescente nasal) Relatórios (crescente oral)
Água (crescente oral)
Caos (decrescente oral)
Pouco (decrescente oral)
Leite (decrescente oral)
Também (decrescente nasal) Inteiro (decrescente oral) Melodia (crescente oral) Apresentam (decrescente nasal) Armazém (decrescente nasal)
Quais Iguais Saguão Quão   Averiguei Enxaguei Paraguai Piavam Oceano Parso Espiritual Cooperar Frear Vaidade Rzes Sva Sde  

Normalmente, as palavras possuem apenas ditongo, tritongo ou hiato. Algumas palavras, entretanto, podem apresentar ditongo e hiato ao mesmo tempo, assim como podem ter dois ditongos.

São exemplos, nesse sentido, as palavras sequência (possui ditongo crescente nasal -uê e ditongo crescente oral -ia), frequência (possui ditongo crescente nasal -uê e ditongo crescente nasal -ia) e penitenciária (possui hiato -iá e ditongo crescente oral -ia no final da palavra)

Exemplo de cobrança em questão de concurso

No ano de 2024, a banca Cebraspe  cobrou, dessa forma, em uma questão da prova para a Prefeitura Municipal de Minas Novas (Minas Gerais):

“Marta adorava andar de trem com seu pai, pois aquilo proporcionava a proximidade que existia antes entre os dois, que tentavam retomar a boa relação de antigamente.”

As palavras destacadas apresentam, respectivamente:

  1. Dígrafo – encontro vocálico – hiato – ditongo crescente
  2. Dígrafo – hiato – encontro vocálico – ditongo crescente
  3. Encontro consonantal – ditongo crescente – hiato – ditongo decrescente
  4. Encontro consonantal – ditongo decrescente – dígrafo – hiato

Apenas sabendo que a palavra “pai” possui um ditongo decrescente, já seria possível acertar a questão acima. Mas se verifica que a palavra “trem” possui um encontro consonantal (tr) e também um ditongo decrescente nasal. Além disso, a palavra “aquilo” possui dígrafo (qu) e a palavra “boa” possui hiato (bo-a).

Para aprofundar o que foi cobrado na questão, deve-se saber ainda que dígrafo é o encontro de duas letras que representam um único fonema (como “ch” na palavra “chuva” ou “em” na palavra “tempo”).

Por fim, encontro consonantal representa o encontro de consoantes numa palavra, sem a presença de vogal entre elas e se difere do dígrafo, porque as duas consoantes são pronunciadas. É o que se percebe na palavra “livro”, por exemplo.

Considerações finais

Chegamos então ao final deste artigo, com as principais informações relacionadas aos Encontros vocálicos, assunto recorrente nas questões de concursos públicos.

Lembramos da importância da leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que seja bastante útil para sua preparação e aprovação.

Grande abraço.

Niskier Rodrigues Ribeiro

Concursos abertos

Concursos 2025

O post Resumo sobre encontros vocálicos apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.