Aumentar impostos e tornar cigarro mais caro pode diminuir mortalidade infantil

Aumentar impostos e tornar cigarro mais caro pode diminuir mortalidade infantil, de acordo com um estudo publicado na edição de maio da revista The Lancet. A pesquisa analisou dados de 94 países de baixa e média renda e revelou que elevar a tributação sobre o tabaco tem o potencial de reduzir significativamente as mortes de crianças menores de cinco anos, principalmente entre as populações mais pobres.

  • Pulmão de pipoca | Armadilha do vaping causa doença sem cura em jovens fumantes
  • Fumar na adolescência reduz massa cinzenta do cérebro

De acordo com os autores, “apenas impostos específicos (por quantidade ou peso) foram associados à redução das desigualdades socioeconômicas na mortalidade infantil”, o que indica que a estrutura tributária precisa ser pensada estrategicamente. Pequenos aumentos (de 10%) não foram suficientes para provocar efeitos significativos entre os diferentes níveis de renda.

O estudo também destaca que o tabagismo continua ameaçando a vida de crianças por meio do uso materno durante a gravidez e da exposição à fumaça passiva após o nascimento.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“É necessário integrar o controle do tabaco a estruturas mais amplas de saúde pública, particularmente na saúde materno-infantil, e buscar apoio mais amplo para implementar estratégias convencionais de controle do tabaco, como a tributação do tabaco e leis antitabaco”, diz a pesquisa.

Aumentar impostos e tornar cigarro mais caro pode diminuir mortalidade infantil (Imagem: Freepik)

Nessas regiões, onde está concentrada a maior carga de doenças relacionadas ao tabaco, a mortalidade infantil segue elevada — um desafio direto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o imposto represente pelo menos 75% do preço final do cigarro. No entanto, apenas 41 países alcançaram esse patamar. O estudo reforça que impostos mais altos salvam vidas e também geram recursos públicos para investimentos em saúde infantil e redução da pobreza.

Leia também:

  • Apenas um cigarro tira 20 minutos da sua expectativa de vida
  • Remédio contra tabagismo faz com que 1/3 das pessoas largue o cigarro

VÍDEO | POR QUE NÃO PODEMOS COMER OU BEBER ANTES DE UMA ANESTESIA GERAL?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.