Diablo Immortal x Berserk: saiba como foram os bastidores do crossover

Na gamescom latam 2025, o Canaltech teve a oportunidade de conversar com Emil Salim, artista-chefe de Diablo Immortal na Blizzard. O bate-papo foi direcionado especificamente ao evento mais que especial que o jogo recebeu recentemente: um crossover com o aclamando mangá Berserk, de Kentaro Miura.

  • Bastidores da CD Projekt Red: veja como empresa localiza jogos para o português
  • Outlive 25: saiba mais sobre o remaster do aclamado RTS brasileiro

Do dia 1º a 30 de maio, os jogadores poderão participar de diversas atividades voltadas para o universo de Berserk, incluindo um confronto com o temível Nosferatu Zodd, uma batalha pela sua vida na Ruína do Pertinaz, a dominação do poder da gema Behelit Carmesim e mais. Salim nos contou um pouco sobre como foi trabalhar neste collab, destacando o processo criativo da parte estética.

Confira a entrevista completa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Canaltech (CT): o que esse projeto significa para você, como artista? Você já era um fã de Berserk?

Salim reforça que não só ele, como toda a equipe de arte de Diablo Immortal são fãs de longa data do trabalho de Kentaro Miura. Todos ficaram bem empolgados em trabalhar diretamente com a franquia.

“O trabalho de Kentaro Miura influenciou muitos artistas ao redor do mundo por muitos anos. Muitos de nós, inclusive eu, já estávamos familiarizados com suas obras, mas nunca imaginamos que um dia teríamos a chance de trabalhar com sua propriedade. Foi muito empolgante, um sonho que virou realidade!”

Emil Salim, artista-chefe de Diablo Immortal (Reprodução/Blizzard)

CT: Berserk tem uma fanbase muito apaixonada. Como isso influenciou nas suas escolhas artísticas?

Salim destaca que o papel da comunidade foi decisivo em seu processo criativo. Através dos elementos preferidos do público em relação à saga (e das suas próprias perspectivas como fã), foi possível trazer personagens, criaturas e arcos que realmente fizessem jus ao legado de Berserk em Diablo Immortal.

“Quando começamos a discutir o que queríamos colocar nessa colaboração, havia tanto que poderíamos fazer. Infelizmente não dava para colocar tudo, então decidimos focar no arco da ‘Era de Ouro’, que é logo o primeiro da história de Berserk. (…) Na parte visual, o Eclipse é o momento climático em que se passa a Era de Ouro, então baseamos os cosméticos e outros detalhes a partir disso”

CT: Berserk tem um visual muito distinto e rústico. Como foi mesclar o estilo com o universo sombrio e gótico de Diablo?

Salim relata que mesclar os dois mundos foi mais fácil do que parece – afinal, eles possuem um certo grau de semelhança. Toda a violência e melancolia de Berserk caiu como uma luva no universo de Diablo, então é como se as duas obras tivessem “nascido uma para a outra”.

“O tema [de Berserk] já é muito próximo do de Diablo, mas ainda foi necessário adaptar o trabalho de Kentaro Miura do 2D para o 3D. (…) Os jogadores podem notar pequenos toques de tinta que, de forma sutil, remetem ao traço de Miura. Na última cinemática da colaboração, também é possível ver pequenos cortes que se assemelham a uma página de mangá, pois nós nos esforçamos em capturar a essência da obra original”

A essência de Berserk casou perfeitamente com o universo de Diablo (Divulgação/Blizzard)

CT: há algum momento em particular que foi memorável ou trouxe algum grande avanço no processo de design?

Salim comenta que o processo criativo do time de design não chegou a ser desafiador, mas alguns elementos específicos gerou um trabalho adicional para os profissionais envolvidos – principalmente a capa de Guts.

“Nós mantínhamos contato constante com a equipe de Berserk, e eles queriam um efeito muito específico para a capa de Guts. Ela precisava ter uma textura de pelos, mas essa pelagem tinha que ser animada de acordo. Não existem movimentos nos mangás, então nós tivemos que traduzir essa ideia para a terceira dimensão. Foi necessário fazer vários testes para chegar no resultado que o time de Berserk queria, foi uma das partes mais desafiadoras da produção”

Diablo Immortal está disponível gratuitamente para PC e dispositivos mobile (Android e iOS). O evento de Berserk tem duração limitada, com prazo final para o fim deste mês.

Veja mais do CTUP:

  • O que é grinding nos jogos?
  • Dá para usar duas placas de vídeo no PC?
  • Qual é a taxa de atualização máxima em Hz que minha placa de vídeo suporta?

Os jogos vão ficar mais caros, mas tem motivo. Pronto para pagar mais caro em GTA VI e Mario Kart?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.