Nem MBA, nem doutorado: essa habilidade simples que está aumentando os salários em 2025

pessoas que dominaram habilidade simples e conseguiram aumento

Talvez você só precise dominar esta habilidade simples para aumentar seu salário em 2025 – Foto: Reprodução/ND

Você pode passar anos estudando ou investir fortunas em especializações, mas uma habilidade simples e prática tem se mostrado muito mais eficaz para quem busca crescimento profissional em 2025 e nos próximos anos.

Com altos salários e acesso às melhores oportunidades, essa competência está transformando carreiras e colocando profissionais comuns em posições de destaque no mercado.

Habilidade simples que está aumentando os salários

Ela não exige diploma, nem anos de estudo em universidades renomadas. Se trata de uma habilidade simples, diretamente conectada ao novo modelo de produtividade adotado por empresas de todos os tamanhos: o domínio de ferramentas baseadas em IA (inteligência artificial).

Segundo a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), mais de 90% das grandes empresas brasileiras já utilizam IA, e a procura por profissionais da área deve crescer 150% em 2025.

Profissionais com IA no currículo estão requisitados

O domínio de IA está diretamente ligado à valorização salarial. Estimativas de mercado mostram que profissionais com essa competência recebem, em média, 25% a 30% a mais do que colegas com MBA ou doutorado, mas sem aptidão com IA.

Profissionais que dominam a inteligência artificial ganham até 30% mais - Pixabay/Reprodução/ND

1
3

Profissionais que dominam a inteligência artificial ganham até 30% mais – Pixabay/Reprodução/ND

Empresas preferem quem domina IA do que quem tem pós - Dragos Condrea/Pixabay/ND

2
3

Empresas preferem quem domina IA do que quem tem pós – Dragos Condrea/Pixabay/ND

Em 2025, IA virou a qualificação mais cobiçada - rawpixel.com/fon/ND

3
3

Em 2025, IA virou a qualificação mais cobiçada – rawpixel.com/fon/ND

Além disso, a Bain & Company (empresa global de consultoria de gestão) projeta que o setor de IA movimentará US$ 1 trilhão até 2027, o que deve abrir milhares de novas vagas de alta remuneração.

IA está ‘mudando’ os critérios de contratação

O que mais está aumentando os salários agora não são apenas títulos formais, ou especializações, mas a capacidade de aplicar IA no dia a dia de sua profissão.

Desde automações simples até análises preditivas, quem domina essas ferramentas e também entende questões relacionadas à IA se torna um colaborador estratégico – independentemente da área de atuação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.