8 filmes e séries sobre robôs assassinos que você precisa assistir

Não é de hoje que a ficção científica explora a possibilidade de androides se revoltarem contra seres humanos. Tanto no cinema quanto na TV, diversas histórias contam com robôs assassinos que, devido ao avanço tecnológico e às intenções por trás do uso de tais dispositivos, tornam-se grandes ameaças para o futuro da humanidade.

  • Tudo sobre Diários de um Robô-Assassino, série com Alexander Skarsgård
  • 6 conceitos da ficção científica que podem ser reais

Filmes e séries com robôs assassinos para assistir

Pensando naqueles que querem mergulhar de cabeça no pior lado dos androides, o Canaltech selecionou 8 filmes e séries com robôs assassinos que você precisa assistir. Assim, talvez você saiba exatamente o que fazer em uma possível revolução das máquinas, né? Confira mais detalhes sobre as produções a seguir:

  • O Exterminador do Futuro
  • M3GAN
  • Westworld
  • Robocop: O Policial do Futuro
  • Eu, Robô
  • Hardware: O Destruidor do Futuro
  • Robôs Assassinos
  • A Maldição de Samantha

O Exterminador do Futuro

 

Não dá para falar sobre robôs assassinos sem mencionar o clássico O Exterminador do Futuro (1984). Estrelado por Arnold Schwarzenegger (O Predador) e Linda Hamilton (Resident Alien), o longa de James Cameron (Avatar) explora como os seres humanos podem controlar ou serem controlados por máquinas robóticas, assim como o impacto das IAs no futuro da humanidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Claro que, em meio a essa atmosfera, robôs assassinos estariam envolvidos na jogada. Na trama, um androide conhecido como Exterminador volta no tempo para a década de 1980. Disfarçado de humano, ele pretende matar Sarah Connor (Linda Hamilton), cujo futuro filho é o responsável por liderar a luta contra as máquinas.

O Exterminador do Futuro está disponível para compra ou aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play.

M3GAN

 

Prepare-se para dançar com a robô assassina mais querida do terror e da ficção científica: o filme M3GAN (2022) também é uma ótima pedida para quem quer conhecer o pior lado dos androides.

Com uma sequência marcada para estrear ainda em 2025, M3GAN explora o complexo universo das IAs, os perigos envolvendo a relação de crianças com a tecnologia e até mesmo a mercantilização da parentalidade. Tudo isso enquanto ainda fala de luto e inocência ao explorar a relação entre uma garota, a tia e uma robô altamente realista.

Na trama, uma menina fica órfã depois que os pais morrem em um acidente de carro. Sob os cuidados da tia, uma mulher workaholic que trabalha em uma empresa de tecnologia, a menina ganha uma boneca robótica que é programada para ser a melhor amiga de uma criança. Mas o que parecia algo inofensivo logo se transforma em um pesadelo quando a máquina se torna violenta.

M3GAN está disponível para streaming no Prime Video e para compra ou aluguel no Apple TV e Google Play.

Westworld

 

Inspirada no filme homônimo de 1973, a série Westworld também precisa estar na sua lista temática de robôs assassinos. Desenvolvida pela HBO, o programa foi exibido pela emissora durante quatro temporadas, explorando temas como o livre-arbítrio, identidade e consciência a partir da perspectiva de androides.

Ambientada em um universo futurístico, Westworld conta a história de um parque temático para adultos que simula o Velho Oeste e é povoado por robôs. Destinado à diversão dos mais ricos, que podem fazer o que quiserem por lá, o espaço conta com androides programados para acreditar que são seres humanos no mundo real. Mas quando uma atualização no sistema das máquinas dá errado, os androides começam a ganhar consciência e logo iniciam uma revolução contra os criadores.

Westworld está disponível para streaming no Prime Video e Tubi.

Robocop: O Policial do Futuro

 

Um dos filmes mais icônicos da carreira do cineasta Paul Verhoeven (Instinto Selvagem), Robocop: O Policial do Futuro (1987) é mais uma obra da ficção que explora os perigos do uso da tecnologia com objetivos malignos. Falando sobre natureza humana e a ganância de grandes corporações, o longa também trata de sensacionalismo e a relação entre humanos e máquinas.

No filme, um policial que é morto em campo é transformado em um híbrido entre homem e máquina pelos cientistas da empresa por trás da força policial na cidade de Detroit. Com a memória apagada, ele passa a lutar contra o crime no local, mas lembranças do passado começam a atormentá-lo, levando-o a buscar vingança.

Robocop: O Policial do Futuro está disponível para compra ou aluguel no Prime Video, Apple TV e Google Play.

Eu, Robô

 

Sucesso da carreira de Will Smith (Um Maluco no Pedaço), o filme Eu, Robô (2004) é inspirado em contos do escritor Isaac Asimov, um dos nomes mais influentes da ficção científica na literatura. Explorando temáticas sobre ética, moralidade e os perigos do uso indevido da inteligência artificial, o longa questiona a relação entre humanos e máquinas no futuro.

Situado no ano de 2035, o longa se passa em um mundo onde robôs são comumente usados como empregados e assistentes de humanos. Com o intuito de manter a ordem, as máquinas carregam consigo um código que as impedem de cometer atos violentos contra humanos, até que um robô se torna o principal suspeito da morte de um doutor, sugerindo a possibilidade de que os androides encontraram um meio para desativar a programação.

Eu, Robô está disponível para streaming no Disney+.

Hardware: O Destruidor do Futuro

 

Ambientado em um mundo pós-apocalíptico, Hardware: O Destruidor do Futuro (1990) traz uma visão sombria sobre o futuro da humanidade, falando sobre a desumanização vinda com o avanço da tecnologia e os perigos do uso desenfreado de máquinas.

Na trama, acompanhamos um ex-soldado que passa a maior parte de seu tempo vagando pelo deserto à procura de sucata. Certo dia, ele recolhe partes de um androide para que sua namorada escultora possa usar na arte dela. O problema é que o robô é um protótipo de um droid de batalha capaz de se remontar usando materiais disponíveis ao seu redor para cumprir uma missão: matar humanos.

Hardware: O Destruidor do Futuro não está disponível para streaming no Brasil.

Robôs Assassinos

 

Lançado na década de 1980, o filme Robôs Assassinos é exatamente aquilo que o título diz. Feito com um orçamento restrito, o longa usa a ambientação de um shopping center para falar de máquinas que se revoltam contra humanos, ainda tirando um tempinho para criticar o consumismo.

Em Robôs Assassinos, um grupo de jovens que trabalham em um shopping decide fazer uma festa noturna em uma das lojas do estabelecimento. Mas as coisas acabam dando errado (e muito) quando, depois que o shopping fecha, eles ficam presos com robôs cujos sistemas de segurança falham, ativando o lado violento deles. Assim, as máquinas passam a persegui-los com o intuito de eliminar qualquer ser vivo no local.

Robôs Assassinos não está disponível para streaming no Brasil.

A Maldição de Samantha

 

Dirigido por Wes Craven (Pânico), o filme A Maldição de Samantha também vai te deixar pensativo sobre o lado sombrio dos androides. Unindo temas como luto e o uso desenfreado de tecnologia sem cuidado, o longa conta a história de um rapaz solitário que tem um robô chamado BB e que, em meio a uma tragédia, toma uma decisão que sai pela culatra.

Na trama, a jovem Samantha (Kristy Swanson) entra em coma após ser jogada da escada pelo pai violento. Com o intuito de remediar a situação, o jovem com o robô BB decide implantar a mente do androide no cérebro da garota. Mas o ato logo se volta contra todos quando Samantha retorna extremamente violenta.

A Maldição de Samantha não está disponível para streaming no Brasil.

Leia também:

  • 9 filmes de ficção científica que estreiam em 2025
  • 10 filmes de ficção científica que previram tecnologias de hoje
  • 10 séries incríveis de ficção científica para assistir na Netflix

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.