Gontijo inicia processo de pintura e se prepara para testes do Marcopolo Paradiso G8 1350 com chassi Scania e motor mais potente

GONTIJO G8

A Empresa Gontijo de Transportes, de Belo Horizonte, Minas Gerais, recebeu da Scania na última semana uma unidade do modelo rodoviário Marcopolo Paradiso G8 1350. Trata-se de uma unidade de testes cedida para que a empresa utilize em suas linhas regulares e compare com os modelos que já utiliza atualmente.

O modelo, que chegou à empresa com a pintura toda branca, já está em processo de pintura para aplicação da identidade visual padrão da Gontijo, onde receberá o prefixo 30000.

Apesar das renovações da Gontijo sempre fazerem sucesso, com cada unidade sendo amplamente compartilhada nas redes sociais, as fotos que circulam na internet do modelo causaram alta repercussão nas redes durante a última semana, devido a vários fatores. Entre os principais fatores que fizeram as fotos viralizarem está a novidade da carroceria, já que, desde o New G7, a Gontijo optou por modelos da Busscar em sua renovação de frota, além de, recentemente, ter adquirido unidades do Comil Campione Invictus.

Sendo assim, aparecer novamente um Marcopolo zero quilômetro, já de oitava geração e ainda por cima com 1.350 mm de altura interna no bagageiro, já que a empresa até então optava por modelos de 1.200 mm, é uma grande novidade. Com bagageiros maiores, a capacidade de transportar cargas aumenta — algo valioso para as linhas da região Nordeste, que possuem grande demanda de carga e bagagens. Tanto é que o modelo já foi padronizado em outras empresas como a Viação Nova Itapemirim e Águia Branca.

Com isso, a Gontijo também teria a demanda de um motor mais potente, e este é o principal motivo do teste, já que o ônibus chegou à frota pela Scania e não pela Marcopolo. A unidade que foi cedida pela Scania para a Gontijo utiliza o chassi K450 8×2 NB Euro 6 da Scania, equipado com um motor de 450 hp com 13 litros de capacidade, capaz de entregar 450 cv de potência (331 kW) a 1.800 rpm e 2.350 Nm de torque entre 1.000 e 1.300 rpm.

Essa motorização é mais comum ser utilizada por empresas rodoviárias em ônibus double decker, como é possível ver nas empresas do Grupo JCA e na própria Gontijo, nos ônibus de 15 metros e chassi 8×2. São veículos naturalmente com uma estrutura mais pesada, que carregam mais passageiros e, consequentemente, mais cargas. Porém, não é o motor mais potente da Gontijo, que também conta com uma versão de 500 hp.

Caso aprovado pela Gontijo, pode ser que vejamos em futuras aquisições da empresa modelos mais potentes e até mesmo carrocerias com maior capacidade de carga, que possuem alta probabilidade de se adequar às linhas operadas pela empresa mineira — já que os trechos com grande quantidade de aclives, alta demanda de carga e passageiros são exatamente a combinação para a qual esses modelos foram desenvolvidos.

Além de auxiliar nessas questões, a maior potência disponível, quando o veículo estiver sendo utilizado em trechos menos extremos, também pode auxiliar na redução do consumo de combustível, emissão de poluentes e menor desgaste de peças.

Contudo, é importante ressaltar alguns pontos específicos desta carroceria que não estão dentro do padrão normal de operação dos carros da Gontijo. Não sabemos ainda se, após a pintura, ele passará por alguma modificação interna — apesar de ser pouco provável que ocorra.

Esta unidade não foi fabricada especificamente para os testes da empresa, tanto é que não saiu de fábrica com as cores da Gontijo — o que costuma ser comum nos testes realizados pela empresa, onde a montadora ou a encarroçadora já compra o veículo especificamente para essa função.

A carroceria do Marcopolo G8 está configurada para 42 passageiros, além do motorista, sendo quatro poltronas a menos que os demais ônibus da Gontijo. Isso é um ponto positivo, pois 42 lugares é uma boa configuração semileito, seguindo o padrão de empresas como Águia Branca. Mas como as poltronas não possuem apoio de perna, continua sendo classificado como executivo e, ainda assim, transporta quatro passageiros a menos, encarecendo para a empresa o custo da viagem.

Além disso, a cabine do motorista e o salão de passageiros possuem passadeiras do tipo comum, de borracha, enquanto os ônibus da Gontijo possuem piso amadeirado e, na cabine, utilizam piso de alumínio xadrez.

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Porém, o ônibus possui banheiro, janelas panorâmicas com vidros colados e cortinas, bebedouro, parede de separação entre a cabine e o salão de passageiros, sistema de ar-condicionado com dutos de ventilação e iluminação no porta-pacotes, e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros com deficiência física e mobilidade reduzida.

Nas próximas semanas, já deveremos verificar a unidade iniciar as suas operações em uma das principais rotas da empresa, assim que for finalizado todo o processo de cadastro do veículo, contrato de arrendamento, seguro e instalação de sistemas.

Outro detalhe que gerou muitas dúvidas é a respeito do veículo ser Scania ou Volkswagen, já que, ao consultar a placa do veículo nos sites de pesquisa, até mesmo do Governo, ele consta como um VW/MPOLO PARADISO R. Porém, isso não passa de um erro de cadastro do Detran de São Paulo, já que o veículo está emplacado em São Bernardo do Campo, local onde fica localizada a sede da Scania.

Para consultar os destinos operados pela Gontijo, adquirir passagens e saber outras informações, consulte o site de venda de passagens da Gontijo no link: onibusetransporte.com/gontijo – e adquira a sua passagem sem taxa de serviço e mais barata que na rodoviária.

Imagens: Autor Desconhecido

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