Onde Encontrar as Estradas Mais Bonitas da Itália

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Uma nova iniciativa de viagem que designa as estradas mais bonitas da Itália dá um novo significado ao velho ditado “a jornada importa mais do que o destino”. Há mais de 20 anos, a I Borghi Più Belli d’Italia promove as aldeias mais memoráveis do país, com o objetivo de preservar sua cultura e patrimônio, além de ajudar os visitantes a conhecerem um lado menos turístico da Itália.

Agora, o grupo está se unindo à Italy Discovery & Countryside, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e conservação de áreas rurais, para um novo projeto que identificará as estradas excepcionais da Itália. As vias serão escolhidas em todo o país — à beira-mar, cruzando regiões vinícolas, aldeias antigas, áreas montanhosas e terrenos florestais.

Os planos para o projeto “Le 100 Strade più belle d’Italia” (As 100 Estradas Mais Bonitas da Itália) foram anunciados em Milão, em 10 de fevereiro. Além de destacar as estradas mais notáveis, o projeto terá foco na sustentabilidade e preservação. “Certificar as estradas mais bonitas da Itália significa proteger tudo o que se encontra ao longo dos trajetos: vilarejos, edifícios, igrejas paroquiais, vilas históricas, vinícolas, laticínios, pousadas rurais e agriturismos”, disse Fiorello Primi, presidente da I Borghi, em comunicado. “Cada estrada é um itinerário.”

A lista das 100 estradas levará três anos para ser concluída. As rotas serão avaliadas por um comitê de revisão composto por autoridades municipais, acadêmicos, arquitetos paisagistas, especialistas em comunicação e empresas de energia (para avaliar onde instalar centros de recarga para carros ou bicicletas elétricas).

Roberto Perticone, presidente da Italy Discovery, afirma que as estradas aprovadas criarão “uma rede que valoriza o campo e a dimensão rural”, com o objetivo de transformar as rotas designadas em atrações por si só, independentemente do meio de transporte (carro, bicicleta, motocicleta ou a pé).

Rotas iniciais das 100 Estradas Mais Bonitas da Itália

Do Lago às Montanhas: Lovere a Teglio

Getty Images

Lago Iseo perto de Lovere

Uma das primeiras estradas aprovadas é a que vai de Lovere a Teglio, no Vale Valtellina. Lovere conta com um museu de belas artes e um belo calçadão à beira do Lago de Iseo, um lago italiano menos conhecido do que seus vizinhos Como e Maggiore. Teglio, situado em uma área montanhosa elevada (900 metros), oferece amplas vistas do campo. Teglio também é famosa por sua massa local, o pizzoccheri, macarrão achatado feito com trigo sarraceno e servido com uma robusta combinação de queijo, batatas e repolho. Esta rota passa por Clusone, conhecida como a “aldeia pintada” da Itália, devido às fachadas frescadas de muitos edifícios.

Região Vinícola de Piemonte: La Strada delle Langhe

Getty Images

La Morra e a zona rural circundante de Langhe

É possível viajar por paisagens vinícolas deslumbrantes de Langhe, um Patrimônio Mundial da Unesco, nesta rota onde são produzidos alguns dos melhores vinhos da Itália, como Barolo e Barbaresco. O trajeto começa em Barolo e segue por cidades e vilarejos como La Morra e Monforte d’Alba, terminando em Ceva.

Ícone da Toscana: Buonconvento a San Casciano dei Bagni

Getty Images

Ciprestes em San Quirico D’Orcia

Esta estrada inclui algumas das paisagens mais deslumbrantes da Itália, atravessando as regiões de Val d’Orcia e Valdichiana, na Toscana. Val d’Orcia há muito tempo é um cenário de sonho para cineastas, e partes de filmes como O Gladiador e O Paciente Inglês foram filmadas aqui. Vilarejos ao longo do caminho incluem San Quirico d’Orcia, Pienza, Montepulciano, Cetona e San Casciano dei Bagni.

Cidades das Colinas da Riviera Italiana: Perinaldo a Taggia, na Ligúria

Getty Images

Apricale na Riviera di Ponente na Ligúria

As aldeias à beira-mar da Ligúria (Cinque Terre, Portofino) atraem a maioria dos viajantes, mas há um lado fotogênico e pouco explorado da Riviera que leva a vilarejos e cidades nas colinas, longe das multidões costeiras. Indo de Perinaldo a Taggia, na província de Imperia, na Riviera di Ponente, a rota passa por Dolceacqua, retratada por Claude Monet, e Apricale, um borgo medieval bem preservado.

Litoral Adriático da Apúlia: Polignano a Mare a Ostuni

Getty Images

Polignano a Mare

Começando em Polignano a Mare, conhecida por sua impressionante linha costeira, esta viagem inclui cenários à beira-mar e interiores, passando por Monopoli, cidade conhecida por sua arquitetura caiada, Alberobello, famosa por seus trulli, e terminando em Ostuni, outro local de tom claro e impressionante.

Da Costa Amalfitana às Montanhas Lattari

Getty Images

A Ponte Fiordo Di Furore

Entre o Golfo de Nápoles e o Golfo de Salerno está a península Sorrentina, lar de alguns dos destinos à beira-mar mais famosos do mundo (Positano, Amalfi). No interior, encontram-se as Montanhas Lattari, que atraem caminhantes com trilhas que oferecem vistas excepcionais da costa.

A estrada à beira-mar e montanha possui dois ramos: um que passa por cidades como a elegante Conca dei Marini e Furore, às vezes chamada de “aldeia fiorde”, até vilarejos rurais elevados, como Agerola e Pimonte. Gragnano, uma cidade montanhosa no trajeto, é famosa por sua massa seca ao ar.

Getty Images

Costa Amalfitana

O segundo ramo passa por vilarejos famosos da Costa Amalfitana, como Atrani e Ravello, além de Tramonti, um conjunto de 13 aldeias nas montanhas, e Maiori.

Além da Costa Amalfitana: Strada del Cilento

Getty Images

Uma paisagem marítima perto de Castellabate ao longo da costa de Cilento

A Costa do Cilento fica ao sul de Amalfi e é um destino favorito dos italianos e de viajantes internacionais que buscam férias longe das multidões. A região também é conhecida pela longevidade de seus habitantes. Esta estrada começa em Agropoli e passa por cidades como Castellabate e Acciaroli, terminando em Paestum, famosa por suas extraordinárias ruínas gregas antigas.

O post Onde Encontrar as Estradas Mais Bonitas da Itália apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.