Umectação capilar: o que é, como fazer e quais são os benefícios?

Você sente que seu cabelo está sem brilho, poroso, ressecado e quebradiço? Essa é uma realidade para muitos que realizam tratamentos químicos, aplicam tinturas ou possuem fios naturalmente mais delicados. Mas você sabia que com a adoção da umectação capilar no cronograma de cuidados é possível trazer mais vida, maciez e brilho aos fios? Nós preparamos um dossiê completo para você entender o que é, como funciona e quais são os benefícios da umectação capilar.

Modelo exibe cabelos saudáveis após umectação capilar

Foto: Slim Reshae (Reprodução/Instagram)

afinal, o que é umectação capilar?

A umcetação capilar é um passo da fase de nutrição do nosso cronograma de cuidados que visa nutrir e fortalecer os fios por meio do uso de óleos vegetais. 

Naturalmente os nossos fios perdem nutrientes e massa ao serem expostos ao calor, luz solar, poluição, tratamentos químicos e outros agentes externos. Ao envolver o cabelo com óleos vegetais é possível proteger e melhorar a fibra capilar. O resultado desse processo são fios mais resistentes, brilhosos e macios.

A adoção da umectação no cronograma capilar ajuda a manter o fio protegido, fortalecido e mais resistente contra agentes externos, além de complementar e potencializar as outras fases.

Foto: Bruna Huli (Reprodução/Instagram)

quais tipos de cabelo se beneficiam da umectação?

A umectação capilar pode ser realizada por todos os tipos de cabelo e é extremamente benéfica para texturas que são naturalmente mais secas e delicadas, como fios cacheados e crespos. Contudo, independente da curvatura e coloração do seu cabelo, a umectação é uma etapa nutritiva muito bem vinda para todos os tipos de fios.

O cabelo estruturalmente é uma fibra morta que pode perder massa, lipídeos e nutrientes. O fio conta com cutículas que ajudam a proteger e manter esses elementos protegidos. Quando exposto a fontes de calor, sol, químicas e outras agressões, nosso cabelo fica com as cutículas mais abertas e perde massa, consequentemente diminuindo de volume.

Com o processo de perda de massa é possível sentir o cabelo mais poroso, sem brilho e fraco. O uso do óleo na umectação ajuda a selar as cutículas do fio, criando uma camada envolvente que protege e fortalece o cabelo.

Observe atentamente a saúde do seu cabelo e do couro cabeludo para entender a intensidade da umectação a ser realizada. Quem tem cabelos e couro mais oleosos pode fazer a umectação apenas no comprimento dos fios. 

Já fios que estão bastante fragilizados irão se beneficiar com a adoção constante da umectação no cronograma capilar. 

como fazer a umectação capilar?

Para realizar a umectação capilar é necessário escolher um óleo vegetal da sua preferência. Opte sempre pelas versões puras que trazem ainda mais benefícios. 

Caso você queira e sinta que seu cabelo necessita de mais nutrição, divida o cabelo por mechas e vá aplicando o óleo da raiz até as pontas. Massageie gentilmente o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea. Você pode fazer isso também com o uso de massageadores especiais que auxiliam no cuidado com o couro cabeludo.

Deixe o óleo agir por cerca de 30 minutos. Se você sente que precisa de um tratamento mais poderoso e intenso, pode deixar o produto agir durante a noite toda.

Ao final da umectação, lave o cabelo com água em abundância e não se esqueça de aplicar um shampoo e condicionador. Certifique-se que o óleo foi removido corretamente dos fios para não deixá-los pesados.

devo fazer a umectação com o cabelo seco?

O ideal é sempre realizar a umectação com o cabelo seco, não importa se ele está sujo ou não. Diferentemente de outros tratamentos, a umectação não exige que as cutículas sejam abertas para que os nutrientes penetrem no fio. Como o cabelo está naturalmente poroso e sensível, o óleo consegue adentrar com facilidade para agir.

Aplique o óleo com o cabelo seco e só lave os fios para remover o produto ao final do tratamento.

Foto: Cherelle (Reprodução/Instagram)

qual óleo devo usar na umectação?

A escolha do óleo vai depender das suas necessidades e preferências. É importante sempre pesquisar bastante e testar para descobrir quais lhe agradam mais.

Nós listamos algumas opções para te guiar na decisão do seu óleo para umectação capilar

Se você busca diminuir o frizz, a opacidade e ressecamento… aposte no óleo de coco, macadâmia, abacate e açaí, que são altamente nutritivos, ajudam a fortalecer o cabelo, diminuem sensibilizações no couro cabeludo e podem ser misturados nas máscaras de hidratação.

Mas se você quer dar mais brilho e maciez aos fios… invista no óleo de argan e jojoba, ambos contam com ação antioxidante e podem ser usados como finalizadores, para alinhar o cabelo.

E se você busca uma regeneração intensa e profunda… vá de óleo de rícino, ojon, pracaxi ou oliva. Eles são indicados para umectações mais intensas e podem ser misturados em máscaras regeneradoras.

Caso você queira controlar o frizz e proteger das fontes de calor… se jogue nas versões de semente de uva, argan e camélia, que possuem propriedades que protegem e fortalecem os fios.

Já se você é do time que quer um cabelão rapunzel… não deixe de experimentar os óleos de alecrim, mostarda e rícino, que estimulam e ajudam no crescimento capilar.

Foto: Cris Oliveira (Reprodução/Instagram)

e com qual frequência devo fazer a umectação capilar?

A frequência da umectação no cronograma capilar vai depender da saúde dos seus fios. Se você sente que o seu cabelo está mais fragilizado por químicas, adote a umectação uma vez por semana. Cabelos cacheados e crespos são naturalmente delicados e se beneficiam de uma umectação semanal. Já fios que estão mais fortalecidos ou são naturalmente mais resistentes podem fazer a umectação a cada 15 dias.

Sempre observe a saúde capilar para entender se deve aumentar ou diminuir a frequência da umectação no cronograma de cuidados.

Foto: Pony 포니 (Reprodução/Instagram)

posso fazer uma umectação noturna?

Pode! Umectações noturnas são indicadas para quem busca um tratamento mais intenso ou está com a rotina muito corrida e quer deixar o tratamento agindo ao longo da noite.

Assim como na umectação tradicional, não se esqueça de lavar bem o cabelo com shampoo e condicionador para remover todos os resíduos de óleo.

devo hidratar o cabelo após a umectação?

Não é necessário aplicar máscaras de hidratação e regeneração após a umectação. Deixe esses passos para outros dias do cronograma capilar, assim você evita que os fios fiquem pesados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.