RS monta 7 barreiras sanitárias na região de granja para conter gripe aviária

O governo do Rio Grande do Sul (RS) segue na montagem de sete barreiras sanitárias. A medida foi tomada para conter o foco de gripe aviária em Montenegro, município onde o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou a detecção do vírus na última sexta-feira (16).

  • Quais são os sintomas da gripe aviária em humanos? De quadros leves a graves
  • O que é gripe aviária? Saiba mais sobre a influenza, doença viral que afeta aves

A proposta é instalar:

  • duas barreiras na rodovia BR-386; 
  • uma ao norte da RS-124, em TF-10 no sentido Trinfo (RS);
  • e, finalmente, outras três em estradas próximas

Cinco, das sete barreiras sanitárias, já haviam sido instaladas até o início da noite de sábado (17).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo o MAPA, a instalação das barreiras deve ser concluída ainda nesta segunda-feira (19). 

Vírus causador da gripe aviária (Reprodução/NIAID/Wikimedia Commons)

“O objetivo é inspecionar todos os veículos de carga viva, os que transportam ração e fazem coleta de leite, que são veículos que circulam em diversas propriedades rurais. No raio de três quilômetros os automóveis de passeio também serão desinfectados. Os pedestres não são o foco da ação”, declarou o governo em comunicado. Estas barreiras vão funcionar 24 horas por dia junto da Patrulha Ambiental, Brigada Militar e a prefeitura municipal. 

Ainda de acordo com o MAPA, as medidas do plano de contingência seguem em andamento: o objetivo é vistoriar 540 propriedades rurais dispostas em um raio de até 10 km do foco da doença.

“Na propriedade foco já ocorreu o descarte de todas as aves e de seus ovos, e está sendo realizada a limpeza e desinfecção de todas as instalações, declararam em nota.

Saiba mais sobre a gripe aviária

A gripe aviária é uma doença causada por um vírus da família Orthomyxoviridae. A doença infecciosa afeta principalmente aves, mas também pode atingir mamíferos — incluindo humanos, mas só em casos raros.

Em nota, a prefeitura de Montenegro informou que a maior parte da transmissão a humanos ocorre entre tratadores e/ou profissionais que têm contato intenso com os animais infectados. 

Leia também:

Gripe aviária não é transmitida para humanos ao consumir carne e ovos; entenda

Existe vacina para gripe aviária? Instituto Butantan segue fase de teste clínico

Vídeo: Por que o nariz entope quando estamos gripados?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.