Redação sobre aborto

Saiba como produzir uma redação sobre aborto e quais tópicos abordar; temática pode ser cobrada em prova dissertativa em diversos concursos públicos

As redações são comuns em concursos públicos e vestibulares, como nos certames da banca Vunesp. E, como as notas são individuais, são fundamentais para desempatar as notas das questões objetivas. Estar bem preparado para escrever uma boa redação é fundamental para a aprovação.

Quanto à estrutura do texto, é ideal que tenha começo, meio e final. Um parágrafo para apresentar a tese defendida, de dois a três para desenvolver os argumentos que a embasam, e um de conclusão. 

Entre os parágrafos, é necessário utilizar palavras conectivas tais quais: porém, conquanto, além disso, ademais, apesar de, entretanto, assim como, entre outros, a depender da ligação que se deseja fazer.

Por fim, é importante cometer o mínimo de erros de gramática e ortografia, fazer um texto limpo, legível e bem espaçado. 

Além do conteúdo da redação, que será o foco deste artigo, todos os itens acima são pontuados na nota final do texto. Veja abaixo como abordar o tema aborto em uma redação para concurso público:

Leia mais:

  • Redação sobre mudanças climáticas
  • Redação sobre intolerância religiosa
  • Redação sobre Inteligência Artificial
  • Redação sobre saúde
  • Redação sobre a importância do voto
  • Redação sobre tecnologia
  • Redação sobre sustentabilidade

A polêmica do tema aborto

Prosseguindo com a análise da redação sobre aborto, nota-se que o tema é polêmico em vários segmentos distintos.

Primeiramente, em relação à saúde, o aborto induzido, ou não natural nem acidental, geralmente envolve risco para duas vidas: a da gestante e a do feto. A depender da situação, o risco aumenta para cada um, e isso é levado em conta, tanto na seara da saúde quanto na jurídica.

Já no campo jurídico, o aborto envolve questões relacionadas ao direito à vida, e também à liberdade de escolha e gera muitas discussões, tanto que o entendimento varia de acordo com o país, e já mudou algumas vezes dentro do Brasil.

Por fim, a religião e a política apresentam opiniões diferentes quanto a abominar a prática de aborto, ou tentar liberar a prática totalmente, a depender das crenças e dogmas de cada segmento destes. 

Continuando com a análise da elaboração de redação sobre aborto, é necessário ter em mente que, em regra, o aborto é crime no Brasil.

Com a evolução das discussões sobre o tema, alguns julgados e súmulas dos tribunais superiores, foram determinadas algumas exceções para a criminalização do aborto.

Em primeiro lugar, o aborto não é crime em caso de estupro. Também não é crime quando a gravidez representa risco de vida para a mulher. Ainda, não é crime em caso de anencefalia (ausência de cérebro) no feto. Além disso, não considera-se crime o aborto por acidente ou natural.

Então, algumas religiões, como a católica e a evangélica e segmentos da política, geralmente a direita, tentam criminalizar todo e qualquer tipo de aborto, por considerar dogma ou pecado. Outros segmentos da sociedade, como a esquerda política e os movimentos feministas, lutam pela não consideração do aborto como crime.

Outro ponto que pode entrar em perspectiva em uma redação sobre aborto é o uso correto de métodos contracepcionais, o planejamento familiar, o diálogo aberto sobre os temas, para evitar abortos desnecessários. Ou a ampliação das exceções, refletindo sobre casos práticos ainda criminalizados. 

Como construir uma redação sobre aborto

Para concluir a análise da redação sobre aborto, faz-se necessário dar dicas de como organizar a tese e argumentos.

O comando da redação pode ou não conter uma pergunta ou um tema específico. Geralmente apresenta figuras ou textos motivadores, seguidos ou não de uma delimitação.

Caso haja tema ou pergunta, a tese será a resposta direta para isso, e os argumentos vão justificá-la. Caso não haja, há maior liberdade para escrever, mas isso pode dificultar selecionar algo concreto.

Como sugestão, é possível escrever uma redação sobre aborto afirmando que ele possui repercussões no campo da saúde, do direito e da sociedade, e utilizar um parágrafo para cada umas delas.

Também, é possível afirmar na tese que o aborto é crime, mas que possui exceções, e discorrer sobre cada uma delas. Ainda, é possível fazer uma redação inteira com cada uma das exceções da criminalização do aborto.

O importante é utilizar fatos e teorias concretas nos argumentos, tais quais os resultados dos julgados, a lei, uma boa dissertação sobre o direito à vida e à liberdade. Boa fundamentação, e concatenação. Ordenar as idéias com começo, meio e fim em cada argumento e entre eles. Na conclusão, um breve resumo de tudo isso.

É possível utilizar a polêmica do tema a favor da construção da redação. Isso torna o repertório vasto, mas é bom evitar escrever uma redação tendenciosa. Mesmo que haja posicionamento, deve haver embasamento. Desse modo, a tese se fortalece, e uma boa nota é garantida. 

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

ASSINE AGORA

O post Redação sobre aborto apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.