Reunião entre secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos aponta avanços para os povos indígenas e quilombolas de Palmeira dos Índios

 

Em reunião com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos Maria José, a prefeita Tia Júlia, acompanhada da secretária Executiva da Mulher de Palmeira dos Índios Rosângela Monteiro, discutiu importantes iniciativas voltadas à valorização e proteção dos povos originários e tradicionais de Palmeira dos Índios.

Entre as novidades, destaca-se a proposta de criação do RG Indígena, um documento de identidade específico que reconhece oficialmente a origem étnica dos cidadãos indígenas. O município, que abriga 11 aldeias indígenas e um quilombo, também será contemplado com a Casa das Mulheres Indígenas e Quilombolas, espaço dedicado ao acolhimento, proteção e promoção de políticas públicas para essas comunidades.

Outro ponto de destaque é a criação da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, que contará com delegacia especializada e assessoria jurídica, nos moldes da Casa da Mulher Brasileira, com o intuito de fortalecer a rede de proteção e apoio às mulheres vítimas de violência. “Também teremos a primeira creche indígena da região. Além disso, é necessário fortalecer as ações de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência no município”, disse a secretária de Estado Maria José.

Na área da habitação, o quilombo Tabacaria será beneficiado com a construção de 50 casas, das quais 30 já estão garantidas. “Com isso, reforçamos a parceria entre o estado e o município para a concretização dessas políticas públicas que promovem inclusão, respeito e desenvolvimento social”, afirmoua prefeita Tia Júlia.

Também participaram da reunião

Adicionar aos favoritos o Link permanente.