DOOM: The Dark Ages recebe atualização com Path Tracing e DLSS Ray Reconstruction em junho no PC

id Software e NVIDIA confirmaram que a aguardada atualização com Path Tracing para DOOM: The Dark Ages será disponibilizada em junho de 2025 exclusivamente para PC. Além do novo sistema de iluminação avançada, o patch também vai introduzir suporte ao DLSS Ray Reconstruction.

A nova atualização marca a primeira implementação de Path Tracing no id Tech 8, motor gráfico proprietário da id Software.

Doom Dark Ages


Embora o jogo já utilize ray tracing para iluminação global (RTGI) em todas as plataformas e reflexos ray traced no PC desde o lançamento, a adição do Path Tracing expande esses efeitos com um modelo de iluminação mais completo e fisicamente preciso.

Ao contrário do ray tracing convencional, o Path Tracing simula o comportamento da luz de forma mais abrangente, o que inclui reflexos múltiplos, iluminação indireta e oclusão de ambiente aprimorada em tempo real.

  • Veja também: DOOM THE DARK AGES roda em um PC Baratinho? [+ROG ALLY]

Para isso, a atualização utilizará tecnologias específicas da NVIDIA, como Spatial Hash Radiance Cache (SHaRC) e Shader Execution Reordering, que otimizam o custo computacional do efeito.

DLSS Ray Reconstruction melhora nitidez e estabilidade da imagem

A nova versão do DLSS também será parte do pacote, trazendo o Ray Reconstruction. Uma técnica baseada em inteligência artificial treinada para substituir os denoisers tradicionais usados na renderização de efeitos ray traced.

Na prática, isso significa reflexos mais definidos, melhor estabilidade visual e mais detalhes em áreas complexas, inclusive em altas resoluções como 4K.

DOOM The Dark Ages
Bethesda/Reprodução
  • Veja também: Portal RTX recebe suporte ao DLSS 4 e tecnologias de iluminação neural com nova atualização

A tecnologia estará disponível para toda a família RTX, desde a série 20 até as GPUs mais recentes da série 50, embora os maiores benefícios sejam notados em placas como RTX 4080, RTX 4090 e superiores.

Desempenho dependerá fortemente do uso de DLSS

Apesar dos ganhos visuais, a adoção do Path Tracing trará uma carga significativa sobre o hardware. Mesmo placas como a RTX 5090 não conseguirão rodar o jogo com Path Tracing em 4K nativo com desempenho satisfatório, sendo essencial o uso de DLSS 4 com Multi Frame Generation para alcançar taxas de quadros jogáveis.

Segundo a própria NVIDIA, com as otimizações de DLSS 4, é possível multiplicar o desempenho em até 4 vezes nas GPUs da série 50. Já nas placas da série 40, o uso do DLSS Frame Generation pode dobrar a performance em relação ao modo tradicional.

Conteúdo Relacionado
Ray Tracing DOOM: The Dark Ages

impossível sem RT

Ray Tracing foi essencial para DOOM: The Dark Ages, afirma id Software

Além do DLSS, o jogo também oferece suporte ao FSR 3.0 da AMD, mas ainda não há previsão de suporte ao FSR 4.0. Mesmo com atualizações recentes do Adrenalin Control Panel, usuários de placas Radeon não conseguem ativar a nova versão da tecnologia de upscaling.

O patch de Path Tracing e DLSS Ray Reconstruction será lançado apenas na versão para PC. Nos consoles, o jogo continuará utilizando os efeitos ray traced já presentes na engine, mas sem suporte ao Path Tracing ou aos modelos de reconstrução baseados em IA.

Fonte: NVIDIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.