Estagiário salvou a Valve da falência no começo dos anos 2000

Quem usa a internet há certo tempo sabe que, para muitos, “estagiário” virou sinônimo de um trabalho mal feito ou incompetente. No entanto, não fosse o trabalho de uma pessoa que ocupava essa posição na Valve, a companhia poderia ter sido forçada a decretar falência no começo dos anos 2000.

A história é explica no documentário 80 Level, que conta como foi o processo de desenvolvimento de Half-Life 2. Ele aconteceu em uma época na qual a Sierra, que havia publicado o primeiro game da franquia e Counter-Strike, havia acabado de ser adquirida pela francesa Vivendi (que também chegou a ser a dona da Blizzard).

Com o negócio, a Vivendi começou a distribuir Counter-Strike na Coreia do Sul, algo que a Valve disse violar o acordo que ela tinha feito anteriormente com a Sierra. Em resposta, a gigante francesa respondeu com vários contraprocessos, que pediam os direitos sobre a série Half-Life e queriam impedir a criação do Steam.

Estagiário salvou a Valve da falência

Conforme explica o próprio Gabe Newell, dono da Valve, a disputa legal com a Vivendi quase o levou à falência pessoal e chegou perto de fazer com que o desenvolvimento de Half-Life 2 fosse paralisado. Quem acabou salvando a companhia de deixar de existir foi o estagiário conhecido somente como “Andrew”, que se diferenciava por dominar o idioma coreano.

Estagiário salvou a Valve da falência no começo dos anos 2000
Foto: Divulgação/Valve

Ele foi o responsável por analisar os documentos legais que o grupo francês foi forçado a compartilhar, descobrindo em meio a eles um e-mail bastante comprometedor. Nele, um executivo discutia abertamente sobre a destruição de documentos relacionados ao caso, o que acabou sendo uma prova importante para reverter a situação legal da desenvolvedora.

Com isso, não somente a Valve continuou viva, como passou a ser a dona completa de todas as propriedades intelectuais com as quais trabalhou junto a Sierra. Sem a intervenção do estagiário, Half-Life 2 ainda poderia ter sido lançado, mas seriam grandes as chances de que sua desenvolvedora não existisse por muito tempo depois de sua estreia.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado
Ex-desenvolvedor compartilha Beta desconhecido de Half-Life

Descoberta inesperada

Ex-desenvolvedor compartilha Beta desconhecido de Half-Life

Adicionar aos favoritos o Link permanente.