Copilot PCs representam menos de 10% das vendas de notebooks

De acordo com informações do portal Tom’s Hardware, as vendas de Copilot PCs no terceiro trimestre de 2024 representam menos de 10% das vendas de notebooks. Estimativas apontam que o segmento deve alcançar pelo menos 50% em cinco anos, mas a adoção está bem mais lenta do que o imaginado.

Apesar do forte foco no lançamento de Copilot PCs, equipados por exemplo com chipsets Snapdragon X Elite ou Snapdragon X Plus, os usuários não parecem muito interessados no segmento. Pelo contrário, boa parte das vendas é apenas um reflexo da atualização dos notebooks e não pela inteligência artificial em si.

De qualquer forma, o presidente da Mercury Research, Dean McCarron, comentou com o portal Tom’s Hardware sobre a possibilidade de erros na estimativa. “Há um alto nível de incerteza neste número devido à fase inicial do ciclo de vida dos produtos e ao potencial de erro de amostragem na pesquisa“.

Imagem ilustrativa, Microsoft Copilot
Imagem: Microsoft

A Microsoft foca no Copilot AI e busca acelerar a adoção das ferramentas, até mesmo com avisos intrusivos do Windows 11. O objetivo é estimular os usuários a adquirir dispositivos capazes de dar vida às experiências do Copilot+.

Vendas de Copilot PCs não deve crescer de forma significativa nos próximos trimestres

Segundo as estimativas a distribuição de Copilots PCs alcançou a casa das 13,3 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2024. Dentre esses, dispositivos Windows representam 53% dos produtos com o selo Copilot+. Como podemos ver, a Microsoft busca expandir sua presença no segmento e acelerar a adoção.

Mesmo assim, firmas de análises apontam que lojas do varejo e canais de comércio não estão com pressa na hora de vender os Copilot PCs. Ao longo do próximo ano, o segmento deve apresentar baixo crescimento com a maior parte dos usuários comprando os dispositivos pela necessidade de atualizar o equipamento, ao invés da busca pela IA.

Imagem ilustrativa, Microsoft Copilot
Imagem: Microsoft
  • XPG anuncia Hurricane Mag, série de fans reversíveis com conexão magnética
  • TeamGroup revela novo SSD externo T-Create Expert P32, com 1,8GB/s de velocidade
  • Novo cooler AIO da DeepCool traz display LCD no bloco da CPU

De qualquer forma, empresas como Microsoft, Qualcomm, Intel e AMD continuam focadas em impulsionar o segmento. Durante o ano de 2025, mais e mais notebooks – além de dispositivos mobile – devem continuar inundando o mercado com suas NPUs e alta capacidade de processamento de cargas de inteligência artificial.

Conteúdo Relacionado
Guia de Processadores ATUALIZADO - Segundo Semestre 2024

Qual o melhor CPU?

Guia de Processadores ATUALIZADO – Segundo Semestre 2024

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.