‘Todas as partes’ chegam a consentimento sobre acordo entre Mercosul e União Europeia , diz chanceler do Uruguai

Segundo Paganini, a confirmação oficial virá nesta sexta-feira (6), com a presença dos líderes dos blocos na cúpula que acontece em Montevidéu, no Uruguai. O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, afirmou que todos os países do Mercosul se pronunciaram a favor do texto de acordo de livre comércio entre o bloco e a União Europeia em entrevista coletiva nesta quinta-feira (5).
Segundo Paganini, a confirmação oficial virá nesta sexta-feira (6), com a presença dos líderes dos blocos na cúpula que acontece em Montevidéu, no Uruguai.
Mais cedo, nesta quinta, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse que a conclusão do aguardado acordo comercial entre os dois blocos “está à vista” e que já está na América Latina.
“Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas”, anunciou Von der Leyen na rede social X.
Quando chegou ao Uruguai, a presidente afirmou que o acordo criaria a maior parceria de comércio e investimento que o mundo já viu e que ambas as regiões vão ser beneficiadas
A presença de Von der Leyen durante a cúpula do Mercosul já era vista como um sinal da iminência do anúncio do acordo.
Críticas ao acordo
Algumas tensões na Europa, no entanto, ainda podem atrapalhar. A França, principalmente, tem criticado bastante o possível acordo entre Mercosul e União Europeia.
Mais cedo, o presidente Emmanuel Macron disse à von der Leyen que a França não pode aceitar o acordo em seu estado atual e o classificou como “inaceitável”, informou seu gabinete.
A jogada de Macron para tentar brecar acordo Mercosul-UE antes da cúpula
“O projeto de acordo UE-Mercosul é inaceitável em seu estado atual”, disse Macron à von der Leyen.
“Continuaremos a defender incansavelmente nossa soberania agrícola”, acrescentou a presidência francesa em uma mensagem publicada no X.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.