Prefeituras anunciam nova ponte para substituir travessia feita em 1978 em SC

Ponte entre Araquari e Guaramirim que fica no rio Itapocu, ponte pênsil

A estrutura de madeira que passa sobre o rio Itapocu foi construída em 1978 – Foto: Divulgação/Prefeitura de Araquari/ND

Uma nova ponte entre Guaramirim e Araquari, no Norte de Santa Catarina, deve ser construída, conforme definido em uma reunião realizada nesta terça-feira (13) entre as duas prefeituras.

A Prefeitura de Guaramirim ficará responsável pelo projeto da nova estrutura, que será uma ponte de concreto, com mão dupla, construída ao lado da atual ponte pênsil de madeira.

Segundo informações da Prefeitura de Araquari, a nova estrutura permitirá a passagem de carros e micro-ônibus e o custo da obra será dividido entre os dois municípios.

Ponte entre Guaramirim e Araquari

Atualmente, a estrutura de madeira, que passa sobre o rio Itapocu, foi construída em 1978, e permite a passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Com 112 metros de extensão, a ponte liga a estrada Bananal do Sul, em Guaramirim, com a estrada geral Guamiranga, em Araquari.

Contorno de 16 quilômetros

Sem ela, o usuário precisa fazer um contorno de 16 quilômetros para chegar no mesmo local. Devido à proximidade, os municípios compartilham a oferta de serviços como acesso à saúde e educação para os moradores de ambas as cidades.

Ainda, conforme informou a Prefeitura de Araquari, a última reforma na estrutura foi custeada pelo município, em 2022. Em breve, a administração informou que uma nova manutenção será feita para garantir a segurança dos usuários.

Para o prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann, essa ponte é uma reivindicação antiga da região. “Fomos buscar essa parceria com Araquari para contribuir para o desenvolvimento dessa região. Ficou decidido que nós vamos fazer o projeto por Guaramirim, e depois vamos buscar recursos na esfera Estadual e Federal, além de colocar recursos de ambas prefeituras”.

Já o prefeito de Araquari, Gordo Jasper, destaca que a ponte é importante para atender a comunidade de ambos os lados. “Por ser um bairro que fica na limite dos municípios, o morador usufrui de forma compartilhada de diferentes serviços, posto de saúde, escolas, igreja, comércio, então, garantir a segurança do ir e vir do cidadão, é muito importante para nós”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.