Governo de Minas Gerais entrega 135 ônibus para linhas de Contagem e Brumadinho e avança na maior renovação da frota metropolitana da história

Minas Gerais

O Governador de Minas Gerais Romeu Zema realizou, nesta quinta-feira (8/5), a entrega simbólica de 135 novos ônibus que já estão operando nas linhas metropolitanas de Contagem e Brumadinho, municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A ação marca o maior lote de veículos incluídos até o momento no processo de renovação da frota do transporte coletivo metropolitano, beneficiando cerca de 70 mil passageiros diariamente.

Desse total, 128 ônibus foram destinados às linhas que atendem Contagem, enquanto sete veículos reforçam o sistema em Brumadinho. A entrega integra uma série de ações previstas no acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Seinfra, CGE-MG e AGE-MG.

“Esses ônibus são muito importantes para melhorar a mobilidade urbana na capital e na região metropolitana. É uma felicidade imensa ver que nós estamos avançando e enxergamos uma solução inteligente para ajudar a população”, declarou o governador Romeu Zema durante a solenidade.

Segundo o Governo de Minas, em apenas cinco meses, 625 ônibus novos, modernos e confortáveis, passaram a circular na RMBH. Os veículos já atendem, além de Contagem e Brumadinho, outras cidades da região como Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.

Em abril, o Estado concluiu os repasses financeiros para a aquisição de 600 desses ônibus. Até o fim de 2025, mais 250 veículos deverão ser comprados com recursos próprios das concessionárias, totalizando 850 unidades — o que representa cerca de 33% da frota total do sistema metropolitano.

A definição das linhas que receberam os novos ônibus seguiu critérios técnicos como a idade da frota anterior, volume de passageiros transportados e número de reclamações registradas. A expectativa é de que a idade média dos 2,4 mil ônibus metropolitanos caia dos atuais 11 anos para cerca de seis anos.

“Estamos beneficiando toda a população que mora na RMBH para avançar na mobilidade, o que é um pedido do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões. Esta é a maior renovação da história do transporte metropolitano”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Os R$ 382 milhões já investidos na renovação da frota têm origem no Acordo de Reparação pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que vitimou 272 pessoas e causou extensos danos sociais e ambientais. Os recursos são administrados por meio de compromisso assinado entre o Governo de Minas, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e a mineradora.

A entrega dos novos ônibus simboliza não apenas a modernização do sistema de transporte metropolitano, mas também um marco de reparação social para milhares de mineiros impactados direta e indiretamente pela tragédia de Brumadinho. Com investimentos robustos e foco em mobilidade de qualidade, o Governo de Minas dá passos concretos rumo a uma rede de transporte mais eficiente, inclusiva e digna para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Imagem: Dirceu Aurélio – Imprensa MG

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post Governo de Minas Gerais entrega 135 ônibus para linhas de Contagem e Brumadinho e avança na maior renovação da frota metropolitana da história apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.