Índice de satisfação com celulares cai em 2025, mostra pesquisa  

A satisfação dos consumidores com celulares diminuiu em 2025, de acordo com uma pesquisa do American Customer Satisfaction Index (ACSI). O levantamento foi feito com base em 27.500 questionários realizados entre pessoas que residem nos Estados Unidos. 

  • 6 celulares para você comprar de olhos fechados em 2025
  • Qual é o melhor Samsung Galaxy A para comprar em 2025?

As respostas apontam que houve uma queda de 4 pontos percentuais na satisfação em relação a 2024, passando de 82 para 78 pontos em 100.

  • 📱 Encontre seu próximo celular no WhatsApp do CT Ofertas

Essa é a menor pontuação registrada pela indústria nos últimos dez anos. Além disso, a queda é considerada significativa em relação aos patamares atingidos em períodos anteriores.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Índice de satisfação com celulares
Bateria é aspecto que gera mais insatisfação, mostra pesquisa (Imagem: Reprodução/ACSI)

Os resultados ainda revelam que o aumento do foco em novas tecnologias, como a inteligência artificial, não trouxe mais satisfação aos clientes. Na verdade, os consumidores tendem a prezar mais pela solidez nos recursos básicos, como afirma o representante do ACSI, Forrest Morgeson. 

Características como a duração de bateria, qualidade das chamadas e design, são consideradas mais importantes pelos entrevistados. 

Na avaliação do uso do telefone, chamadas e mensagens de texto tiveram as melhores notas, com 85 e 84 pontos, respectivamente. 

Por outro lado, as áreas que mais geral insatisfação incluem a bateria (77 pontos), desempenho (80 pontos) e facilidade de navegação pelo sistema operacional (80 pontos). 

Apple e Samsung geram maior satisfação

Apesar da redução geral na satisfação, Apple e Samsung mantiveram as melhores notas. Ambas obtiveram 81 pontos em 100, com queda de apenas 1 ponto cada.

A Motorola ficou com 75 pontos em 100, ainda superando marcas menores. As companhias com menos vendas sofreram com as maiores quedas na satisfação, passando de 74 para 68 pontos. 

Também foi percebida uma diferença entre usuários de celulares mais avançados, que têm conectividade 5G. Para esses modelos, a satisfação chega a 80 pontos, contra 68 pontos entre quem usa celulares com 4G ou tecnologias anteriores. 

Leia mais no Canaltech:

  • Preço médio dos celulares subiu 88% em um ano no Brasil, aponta IDC
  • Marca chinesa prepara celular em parceria com equipe Aston Martin da F1
  • Celular transparente? Entenda vídeo que causou debate no TikTok

Qual celular Galaxy S recente é melhor para comprar?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.