Rastro de lançamento de foguete atrapalha contemplação da aurora boreal

Fotógrafos que registravam a aurora boreal foram surpreendidos por um raio de luz que cruzou o céu no último sábado (17). O que inicialmente pareceu algo misterioso logo foi identificado como o rastro de um lançamento de foguete.

  • Estreia de foguete com motor potencialmente revolucionário faz 1º voo histórico
  • Foguete da Índia explode em lançamento após falha; satélite foi perdido

O caso curioso ocorreu durante uma tempestade geomagnética moderada — de classe G2 — iniciada após a Terra ser atingida por uma ejeção de massa coronal (EMC). A EMC foi expelida pelo Sol quatro dias antes, após uma erupção solar no hemisfério norte da estrela, e foi responsável pelo espetáculo de luzes no céu.

Durante a observação da aurora boreal, um raio brilhante de luz branca iluminou o céu do Colorado e de outras regiões dos Estados Unidos. O fotógrafo Mike Lewinski, que registrou o momento, ficou surpreso com o fenômeno.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A aurora estava ondulando baixa no horizonte norte quando, de repente, um raio brilhante de luz, lembrando a reentrada de um foguete, apareceu alto no céu e desceu em direção ao horizonte”, relatou Lewinski ao site Spaceweather.

Céu iluminado e raio de luz branca
Raio de luz captado durante a aurora boreal (Flickr/Mike Lewinski)

Foguete chinês

O responsável pelo rastro de luz que chamou atenção durante o fenômeno foi o foguete Zhuque-2E, desenvolvido pela empresa chinesa LandSpace. O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China.

Movido a metano e oxigênio líquido, o foguete levou à órbita terrestre seis satélites, sendo três voltados à exploração do espaço profundo e os demais destinados ao monitoramento ambiental e à identificação de depósitos minerais.

O astrônomo Jonathan McDowell confirmou, por meio de sua conta no Twitter (X), que o rastro luminoso foi causado pela passagem do estágio superior do Zhuque-2E sobre a região dos Four Corners, nos EUA, às 2h25 (horário local) do dia 17 de maio.

Surpresa entre os fotógrafos

Fotógrafos que acompanhavam a aurora boreal em estados como Novo México e Kansas relataram surpresa ao testemunharem o feixe de luz cruzando o céu. Em um post no X, Derick Wilson afirmou ter presenciado “a visão mais brilhante” de sua vida no céu noturno.

Já o fotógrafo Tyler Schlitt se disse impressionado ao saber que o fenômeno foi causado por um foguete lançado da China. “Descobrir que se trata de um lançamento de foguete chinês é incrível”, escreveu.

Leia mais: 

  • Bola de fogo no céu de cidades do Brasil seria reentrada de foguete da SpaceX
  • Protótipo não tripulado atinge velocidade hipersônica ao cair de um super avião
  • Batido recorde de 6 foguetes lançados em menos de 24 horas; mas um deles caiu

VÍDEO | OS TELESCÓPIOS MAIS INCRÍVEIS DO ESPAÇO

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.