Signal lança bloqueio ao polêmico Recall do Windows 11 para proteger conversas

A versão desktop do Signal incluiu um recurso de segurança que protege as conversas da plataforma do Microsoft Recall, ferramenta que consegue tirar prints automatizados da tela do computador durante a sessão do usuário no Windows. 

  • Por que o Recall do Windows demorou tanto para ser lançado?
  • Qual é a diferença entre AI PC e Copilot+ PC?

A decisão do mensageiro é proteger a privacidade dos usuários durante conversas feitas no desktop. Segundo comunicado da empresa, o recurso já está habilitado automaticamente por padrão no Signal Desktop no Windows 11. 

“A versão reformulada do Recall ainda coloca em risco qualquer conteúdo exibido em aplicativos que preservam a privacidade, como o Signal”, afirmou a empresa em comunicado. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mas, caso o usuário deseje habilitar a ação do Recall no Windows 11, ele poderá acessar as configurações do aplicativo no desktop e desfazer a proteção automática através do seguinte caminho:

  1. Abra as “Configurações” do Signal;
  2. Vá em “Privacidade”;
  3. Depois clique em “Segurança de tela”. 

O mensageiro alerta que essa configuração é local para o computador Windows e não se aplica a capturas de telas em outros aparelhos. 

O Recall do Windows voltou?

Sim. Em abril de 2024, a Microsoft anunciou o retorno de sua polêmica ferramenta, Recall, com algumas mudanças. Agora, o recurso pode ser desabilitado, e sua ativação exige a concordância do usuário.

Originalmente, o Recall foi anunciado no início de 2024, mas foi alvo de duras críticas relacionadas à falta de segurança e privacidade dos usuários. Devido a essa repercussão negativa, a empresa removeu o recurso dos dispositivos para aprimorar seus serviços antes de relançá-lo.

Quais PCs podem usar o Recall?

O Recall está disponível exclusivamente para PCs da linha Copilot+, que precisam de uma Unidade de Processamento Neural (NPU) de 40 TOPs para operar as funções de IA. Além disso, os requisitos mínimos incluem 16 GB de RAM e no mínimo 50 GB de espaço de armazenamento em disco.

Leia mais:

  • OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA
  • 50 anos da Microsoft: como a empresa ficou milionária antes mesmo do Windows
  • Como Campo Minado e Paciência ensinaram a usar mouse no Windows

VÍDEO: O que significa “AI PC”? É só hype?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.