Como os eletrodomésticos inteligentes estão redesenhando nosso dia a dia

O lar, que é nosso refúgio e centro de nossas vidas, está em constante evolução. O que antes era um espaço puramente funcional, hoje se transforma em um ecossistema conectado e responsivo, moldado pela inovação tecnológica. No coração dessa transformação, vejo uma força cada vez mais presente: a dos eletrodomésticos inteligentes.

Para nós, da indústria, que acompanhamos de perto a interseção entre tecnologia e vida cotidiana, é interessante observar como esses aparelhos estão deixando de ser meras conveniências para se tornarem verdadeiros parceiros na gestão de nossas casas e na otimização de nosso tempo.

Para melhorar a saúde

É o caso dos condicionadores de ar, aparelhos cada vez mais importantes para nosso conforto e saúde. Poucos sabem, mas respiramos cerca de 15.000 litros de ar diariamente e a sua qualidade está ao nosso alcance, uma vez que está disponível no mercado um produto que, além de climatizar, também melhora o ar doméstico. Sensores de qualidade embutidos no produto emitem, em tempo real, alertas e permitem a renovação do ar (tecnologia FreshIN) automaticamente, zelando pela saúde dos consumidores.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aparelhos modernos possuem funções importantes como: esterilização, que elimina até 90% das bactérias e mofo; autolimpeza e secagem completa da unidade interna, evitando que haja formação de fungos e umidade após o uso do produto. Modelos com tecnologia Inverter incluem ajuste automático da velocidade, permitindo menos tempo para chegar à temperatura que você deseja, proporcionando assim até 75% de economia de energia. Fora que é possível controlar a temperatura em sua casa a qualquer momento e em qualquer lugar via aplicativo. E quer maior praticidade do que fazer esse controle por meio de comandos de voz? Compatíveis com Google Assistente ou Alexa, os novos modelos permitem isso.

Tela touch, modo férias, prateleiras ajustáveis e muito mais

No quesito praticidade, as geladeiras inteligentes permitem a esterilização dos alimentos, chegando a eliminar até 99,99% das bactérias. E oferecem recursos como o Modo Férias, recomendado para períodos sem uso do produto. Com a função ativada, a temperatura do refrigerador é fixada em 17ºC, enquanto a do congelador pode ser ajustada de forma independente, conservando os produtos congelados adequadamente.

Outro recurso para quem quer apostar na inovação são as geladeiras com tela touch. Em seus painéis, você pode controlar várias funções, além de visualizar a temperatura do interior do produto. Ainda visando a melhor experiência para o consumidor, há itens como gavetas com controle de umidade e dispenser de gelo com reconhecimento dos períodos em que há mais uso.

Lavagem personalizada

Atividades corriqueiras como lavar roupas podem ser otimizadas com máquinas lava e seca que combinam diferentes tipos de lavagem e a possibilidade de programar seu funcionamento. Com isso, o consumidor consegue otimizar seu tempo para se dedicar a atividades que sejam mais importantes. Elas contam com programação flexível, entre outros recursos, que permite escolher o horário da próxima lavagem de acordo com o que se adequa ao seu dia a dia, e deixa o equipamento programado. No horário desejado, ela entra em ação. E pode até faltar luz, pois máquinas mais modernas têm memória da programação mesmo em casos de queda de energia. Para completar, oferecem diferentes modos de lavagem para cada tipo de tecido, como a lavagem a seco, que ajuda a eliminar odores, micróbios e bactérias que podem causar alergias.

Conexão em alta

Falando no futuro, a conectividade Wi-Fi, que já é onipresente em nossos lares como a espinha dorsal da chamada Casa Conectada, vai ganhar ainda mais fôlego com o maior uso do Wi-Fi 7 nos próximos anos, que chega para acelerar o futuro da conectividade no ambiente doméstico e empresarial, com velocidade de conexão quatro vezes mais rápida que o padrão anterior, redução de latência e maior estabilidade, características que não são boas apenas para os gamers, mas para qualquer tipo de consumidor. E padrões como protocolo Matter são promissores ao simplificar a forma como dispositivos de diferentes marcas conversam entre si, eliminando configurações complexas e tornando a experiência do usuário final muito mais intuitiva.

Crescimento e desafios

As facilidades dos eletrodomésticos inteligentes atraem cada vez mais o consumidor e impulsionam as vendas. Segundo um estudo feito pela consultoria Grand View Research, o mercado mundial desses equipamentos foi avaliado em US$ 29 bilhões em 2022, com crescimento previsto de quase 10% ao ano, entre 2023 e 2030. No Brasil, outro estudo mostra que o setor de eletrodomésticos inteligentes também terá taxas de crescimento robustas: 15,6% ao ano, alcançando um valor de US$ 2,2 bilhões em 2030.

Mas ainda existem desafios para o setor, como as preocupações com a privacidade e a segurança de dados, que precisam ser abordadas pela indústria com a seriedade que merecem. A complexidade de uso, embora seja uma preocupação presente para parte dos consumidores, tem evoluído para a simplificação e a melhoria da interface dos novos modelos.

A transformação que os eletrodomésticos inteligentes promovem vai além da tecnologia em si. Eles liberam nosso tempo para outras tarefas, melhoram nossa saúde e otimizam o uso de recursos naturais e financeiros ao economizarem energia. E dão maior controle e segurança sobre o nosso ambiente doméstico. Essa deve ser a missão da indústria: oferecer produtos e serviços que impactam positivamente e inspiram a vida de consumidores ao redor do mundo.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.