Presidente da Sony reflete sobre fracasso de Concord

O presidente da Sony, Hiroki Totoki, refletiu sobre o fracasso de Concord durante sessão de Perguntas e Respostas da última conferência de resultados financeiros. Como já era de se esperar, Concord foi um dos principais assuntos, devido o péssimo desempenho do game.

De acordo com Totoki, a companhia ainda está aprendendo sobre a criação de games live service. Apesar do enorme prejuízo, a Sony considera o fracasso de Concord como grande experiência de aprendizado.

Para nós, para a nossa reflexão, nós provavelmente precisamos de muitos portões, incluindo testes dos usuários ou avaliação interna, e também o timing desses portões. Então precisamos leva-los adiante, e devíamos ter executado esses portões muito antes“.

Pelas palavras do presidente da Sony, o aprendizado com Concord foi de que a companhia precisava avaliar melhor o game antes do lançamento. Quem sabe com maior rigor nas avaliações internas, eles teriam percebido a tragédia prestes a acontecer.

Concord vai permanecer na série Secret Level, da Amazon Prime
Divulgação/PlayStation

Concord custou US$ 200 milhões e a Sony fechou a Firewalk Studios, cancelando qualquer chance de retorno do game. Rumores falam sobre a existência de suposta “positividade” exagerada, barrando qualquer feedback negativo durante o processo de desenvolvimento.

De qualquer forma, Concord vai permanecer na série Secret Level do Amazon Prime. Afinal, a Sony já realizou o investimento e o episódio está em produção. Por último Totoki comentou sobre a necessidade de evitar a canibalização dos lançamentos, com intuito de “maximizar a performance em termos de lançamento de títulos“.

Temos a intenção de compartilhar as lições aprendidas com os nossos sucessos e fracassos entre nossos estúdios

Sadahiko Hayakawa – vice-presidente de finanças da Sony

Concord custou US$ 200 milhões e foi feito por mais de 150 pessoas
Divulgação/PlayStation

Sony aprendeu lições diferentes com Concord e Helldivers 2

O vice-presidente de finanças da Sony, Sadahiko Hayakawa, destacou a diferença na recepção de Concord e Helldivers 2. Segundo ele, a companhia foi capaz de aprender bastante com a diferença na resposta entre os dois títulos.

  • Unboxing PS5 PRO! Vamos mostrar o novo videogame da Sony!
  • PlayStation Stars vai diminuir prazos e eliminar algumas recompensas
  • Helldivers 2 no Xbox depende da Sony e Phil Spencer se acertarem

Nós lançamos dois títulos live service nesse ano. Helldivers 2 foi enorme sucesso, enquanto Concord foi fechado. Ganhamos muita experiência e aprendemos bastante com ambos“, comentou Sadahiko. Pelo visto, a companhia japonesa aceita o fracasso de Concord, buscando utilizar o prejuízo como oportunidade de aprendizado.

Conteúdo Relacionado
Playstation 5 Pro AO VIVO: vamos mostrar os modos e comparar com o PS5

O Pro é de melhor

Playstation 5 Pro AO VIVO: vamos mostrar os modos e comparar com o PS5

Fonte: Video Games Chronicle

Adicionar aos favoritos o Link permanente.