Dev de Palworld revela mudanças após processo da Nintendo

A Pocketpair, desenvolvedora de Palworld, anunciou mudanças nas mecânicas do jogo após o processo da Nintendo. Durante a Game Developers Conference (GDC), o gerente de comunidade global John Buckley detalhou o impacto da ação judicial no estúdio e como isso alterou os planos da companhia com o título que se tornou um grande sucesso.

A Nintendo processou a Pocketpair em setembro de 2024, alegando que Palworld violava patentes relacionadas à captura e uso de criaturas no jogo. A empresa busca uma indenização de 5 milhões de ienes, cerca de R$ 190 mil de acordo com a cotação atual, além da limitação da distribuição do jogo no Japão.

CRÉDITOS: Pocketpair

O processo ocorreu quando a Pocketpair estava prestes a lançar a versão de Palworld para PlayStation e participar da Tokyo Game Show. Entretanto, como resposta ao processo aberto pela companhia japonesa, a empresa ajustou a estratégia e reforçou a segurança em eventos públicos.

“Fizemos checagens legais antes do lançamento de Palworld e tudo estava regular no Japão. Então, quando o processo foi anunciado, nossa reação foi: ‘O quê?’. Entramos em contato com os advogados, que recorreram aos tribunais para entender o que estava acontecendo, e foi aí que percebemos que a disputa envolvia patente”, disse.

Leia mais

  • Palworld receberá crossplay neste mês
  • Devs de Palworld vão ganhar folga para jogar Monster Hunter Wilds
  • Palworld supera os 32 milhões de jogadores

Pocketpair modifica Palworld e contesta acusações

Enquanto isso, a Nintendo afirma que Palworld apresenta mecânicas semelhantes às de Pokémon, incluindo captura e interação com criaturas. Buckley comentou que a equipe ficou surpresa com as acusações, já que realizou checagens legais antes do lançamento do jogo para PC e outras plataformas.

Palworld chega ao PS5 no Japão em meio a disputa judicial com a Nintendo
Divulgação/Pocketpair

Dessa forma, para evitar novos conflitos, a Pocketpair modificou aspectos das mecânicas de captura e ajustou elementos visuais. Até o momento, a Nintendo não apresentou novas reclamações, e o caso segue em análise judicial. De acordo com Buckley, a equipe trabalha em um novo “cenário de encerramento” para Palworld, além de um crossover com Terraria.

Além disso, ele revelou que o impacto emocional no estúdio foi significativo. Isso porque ele afirmou que os desenvolvedores da Pocketpair são entusiastas da Nintendo. Ele também revelou que grande parte da equipe não recebeu bem a notícia, apesar dela já ter sido especulada.

“Praticamente todo mundo na Pocketpair é um grande fã da Nintendo, então foi um dia muito triste. Todos estavam cabisbaixos e caminhando na chuva”, relembrou Buckley.

Fonte: Eurogamer

Conteúdo Relacionado
Palworld skins Spring Festival

já disponível

Palworld recebe atualização com skins do Spring Festival e ajustes de gameplay

Adicionar aos favoritos o Link permanente.