Nova plataforma BYD recarrega carro elétrico mais rápido que encher um tanque

Recarregar a bateria de um carro elétrico em eletropostos, shoppings ou supermercados é uma missão que, para muitos proprietários desses veículos, ainda é desagradável. Afinal, além de ter que esperar por horas até o “tanque” ficar cheio, ainda há o risco de ter que ficar na fila até que um outro carro complete sua carga.

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Para por um fim nessa “tortura”, a BYD anunciou, nesta terça-feira (18), o lançamento da Super e-Plattform, tecnologia de recarga que promete recuperar 100% da bateria em cerca de 5 minutos, tempo equivalente ao que um carro a combustão, tradicional, leva para encher o tanque em um posto de gasolina.

“É a solução definitiva é fazer com que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”, exemplificou Wang Chuanfu, presidente e CEO da montadora chinesa, em comunicado enviado para a imprensa.


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De acordo com a montadora, a recém-lançada Super e-Platfom é a primeira arquitetura de alta tensão de 1.000V do mundo para veículos de passageiros com produção em massa. Ela eleva a bateria, o motor, o sistema de alimentação, o ar-condicionado e outros componentes para 1.000 volts.

Wang Chuanfu está confiante no sucesso da nova tecnologia de recarga da BYD (Imagem: Divulgação/BYD)

Sistema BYD recupera 400 km em 5 minutos

O novo sistema de recarga da BYD foi testado em um Han L, luxuoso sedan da marca. Segundo a BYD, por conta da recarga super rápida da nova e-Plattform, foi possível devolver 400 km de autonomia ao carro com apenas 5 minutos.

“É a maior velocidade de carregamento em pico do mundo, com 2 quilômetros de recarga por segundo, oferecendo aos usuários uma experiência de carregamento definitiva”, celebrou a marca.

A BYD também anunciou que está desenvolvendo um novo motor de 30 mil rpm (rotações por minuto) de forma massiva. Segundo a marca, quando chegar ao mercado, o propulsor vai aumentar significativamente a velocidade do veículo, além de reduzir o peso e o tamanho em relação aos outros motores, elevando a densidade de potência.

No Brasil, por enquanto, BYD conta apenas com carregadores tracionais, ainda lentos (Imagem:  Paulo Amaral/Canaltech)

As novidades, por enquanto, estão restritas à China. O novo carregador que promete igualar o tempo de recuperação da autonomia de uma bateria ao de encher o tanque de um carro a combustão será destinada apenas aos modelos Han L e Tang L — que no Brasil é vendido como BYD Tan, SUV que está com “um Basalt de desconto” para ver se desencalha nas vendas.

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