Digital Foundry mostra desempenho e resoluções de Assassin’s Creed Shadows nos consoles

Os testes da Digital Foundry revelaram como Assassin’s Creed Shadows se comporta nos consoles da atual geração, com foco nas diferenças de resolução, desempenho e uso de ray tracing. O novo jogo da franquia é o primeiro desenvolvido sem suporte ao PS4 e Xbox One.

No Xbox Series S, Assassin’s Creed Shadows roda exclusivamente a 30 FPS, sem opção de desempenho superior. A resolução oscila entre 1280×720 e 1920×1080, sendo então ampliada para 1620p via TAAU (Temporal Anti-Aliasing Upscale).

Xbox Series S limita-se a 30 FPS e tem cortes visuais

Para manter a estabilidade, a versão para Series S não inclui iluminação global com ray tracing, utilizando um método tradicional de iluminação pré-calculada.

A física dos fios de cabelo também está desativada. No entanto, o recurso de ray tracing na iluminação global (RTGI) é ativado na área de “Hideout“, onde o jogo mantém os 30 FPS bloqueados.

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Mesmo com essas limitações, testes da Digital Foundry indicam que o desempenho no Series S não é totalmente estável, com quedas perceptíveis de taxas de quadros durante combates e em algumas cutscenes.

PS5 e Xbox Series X oferecem três modos gráficos

Já no PS5 e Xbox Series X, há três opções gráficas, permitindo escolher entre fidelidade, equilíbrio e desempenho.

  • Modo Qualidade:
    • Resolução nativa: 1920×1080 a 2880×1620 (upscale para 4K)
    • Taxa de quadros: 30 FPS
    • Iluminação Global Ray Tracing: Ativada
    • Física de fios de cabelo: Ativada
  • Modo Balanceado (exclusivo para telas de 120 Hz):
    • Resolução nativa: 1600×900 a 2560×1440 (upscale para 4K)
    • Taxa de quadros: 40 FPS (bloqueado a 120 Hz)
    • Iluminação Global Ray Tracing: Ativada
    • Física de fios de cabelo: Ativada
  • Modo Desempenho:
    • Resolução nativa: 1440×810 a 2560×1440 (upscale para 4K)
    • Taxa de quadros: 60 FPS
    • Iluminação Global Ray Tracing: Desativada
    • Física de fios de cabelo: Desativada em gameplay, ativada apenas em cutscenes

PlayStation 5 Pro tem ray tracing aprimorado

  • Modo Qualidade: Resolução dinâmica em 1620p, upscaling para 2160p via PSSR, 30 FPS, Ray-Tracing aprimorado ativado
  • Modo Balanceado (exclusivo para telas de 120 Hz): Resolução dinâmica em 1440p, upscaling para 2160p via PSSR, 40 FPS bloqueados, Iluminação Global Ray-Tracing ativada
  • Modo Desempenho: Resolução dinâmica em 1440p, upscaling para 2160p via PSSR, 60 FPS, Iluminação Global Ray-Tracing desativada

A principal diferença entre os modos está no uso do ray tracing e da física de cabelo. No modo Qualidade e Balanceado, a iluminação global é processada em tempo real, trazendo sombras mais realistas e iluminação indireta aprimorada.

desempenho e resoluções Assassin's Creed Shadows
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

No modo Desempenho, o ray tracing é substituído por iluminação pré-calculada, resultando em uma imagem menos precisa em cenas dinâmicas.

Em termos de estabilidade, os testes indicam que o modo Qualidade mantém os 30 FPS sem quedas perceptíveis. O modo Balanceado se mantém estável em 40 FPS, desde que seja usado em um monitor 120 Hz.

  • Veja também: Separe pelo menos 100 GB para jogar Assassin’s Creed Shadows

O modo Desempenho, por outro lado, apresenta quedas ocasionais abaixo de 60 FPS, especialmente em áreas densas ou em combates intensos.

Ray Tracing e melhorias na nova Anvil Engine

Os avanços da nova Anvil Engine são mais perceptíveis nos consoles mais potentes. O ray tracing na iluminação global melhora a profundidade das sombras e o reflexo da luz nos cenários, e a física de cabelo dinâmica adiciona mais realismo aos personagens principais.

desempenho e resoluções Assassin's Creed Shadows
Imagem: Digital Foundry/Reprodução

No entanto, o PS5 e Xbox Series X não suportam reflexos via ray tracing, recurso presente apenas na versão de PC e PS5 Pro.

Além disso, o jogo conta com um novo sistema de clima dinâmico, com vento e chuva reagindo de forma mais realista. Elementos destrutíveis também foram aprimorados, permitindo interações mais detalhadas com o ambiente.

Como sempre, vale à pena conferir o vídeo completo da Digital Foundry para a análise inteira na maior resolução disponível do YouTube e na maior e melhor tela que você tiver. Talvez de preferência, no display que você usa para jogar.

Fontes: Digital Foundry e ElAnalistadeBits.

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