Intervenção da Prefeitura do Rio no sistema BRT completa quatro anos

Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio completa no próximo domingo, dia 23, quatro anos à frente da gestão do sistema BRT, consolidando uma série de avanços na requalificação do serviço. Os resultados dessa transformação são expressivos: desde 2021, o número de passageiros cresceu 257%, e a frota aumentou 509%. Atualmente, o sistema transporta, em média, 535 mil passageiros por dia, um salto em relação aos 150 mil de 2021. Em março, o BRT tem registrado recordes em dias úteis, com 555 mil passageiros no dia 11 e 558 mil no dia 12.

Com objetivo de resgatar a eficiência do sistema e devolver uma boa prestação de serviço aos usuários, a Prefeitura reassumiu a operação do BRT, que se encontrava nas mãos dos consórcios operadores de ônibus. Em março de 2021, houve a intervenção do sistema e, em fevereiro de 2022, foi decretada a caducidade do contrato de concessão, em função do descumprimento, por parte dos concessionários, de obrigações contratuais de prestação de um serviço de transporte público adequado. A MOBI-Rio, empresa pública municipal, passou a ser responsável pela operação do BRT.

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“É um marco importante para a mobilidade urbana de nossa cidade. Os resultados alcançados são frutos de um trabalho incansável e de um compromisso com a melhoria contínua da nossa infraestrutura de transporte. A cada dia, o BRT contribui para um trânsito mais fluido, menos poluição e mais qualidade de vida para todos. Seguimos comprometidos com o  aprimoramento do sistema, sempre pensando no bem-estar da população e na construção de uma cidade mais conectada e sustentável “, diz a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

A frota atual conta com 731 veículos, entre articulados e do tipo padron, número seis vezes maior do que os 120 ônibus que circulavam antes da intervenção. O sistema também evoluiu em infraestrutura, com quatro corredores estruturais, 139 estações e 14 terminais. Além disso, são 31 linhas do BRT, algumas operando 24 horas, e três do Conexão BRT, que ampliam a cobertura do transporte público em áreas com menor oferta.

Claudia Secin, que está à frente do sistema BRT desde de março de 2021, primeiro como interventora e, depois, diretora-presidente da MOBI-Rio, destaca o impacto da requalificação na mobilidade urbana:

“O compromisso da  Mobi-Rio é seguir trabalhando muito para oferecer transporte de qualidade aos mais de meio milhão de passageiros que utilizam os “amarelinhos” diariamente.  Expandimos a oferta de serviços com a Transbrasil e as linhas de Conexão BRT, ampliando o horário de circulação para 24 horas. Vamos juntos continuar zelando pelo BRT, patrimônio de todos nós”, diz Claudia.

Transbrasil

O corredor Transbrasil  começou sua operação em fevereiro de 2024. De lá para cá já foram transportados cerca de 22.200.867 passageiros. Em comparação com os outros corredores de BRT, o volume de passageiros transportados, em média, por dia útil é distribuído da seguinte forma: Transbrasil, com 114.773 passageiros (22%); Transoeste, com 217.284 , passageiros (41%); Transcarioca, com 143.999 passageiros (27%); e Transolímpica, com 56.822 passageiros (11%). É composto por 17 estações e dois terminais, conectando Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, na Região Portuária, próximo à Rodoviária do Rio. O percurso total é de 26 quilômetros, e a estimativa é de que até 250 mil pessoas sejam transportadas diariamente, até 2030.

A Transbrasil faz conexão com linhas de ônibus municipais, VLT (Terminal Gentileza), Transolímpica (Terminal Deodoro) e Transcarioca (Penha e Fundão). A inauguração da Transbrasil permitiu uma redução média de 50 minutos ou 32% do tempo total de viagem para quem fazia o trajeto entre Campo Grande e Candelária, por exemplo. O tempo de viagem de Deodoro ao Terminal Gentileza reduziu de 1h30 para cerca de 40 minutos. De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pela Atlas Intel, o índice de aprovação dos clientes do terminal é de 94.4%.

Outros corredores

A prefeitura entregou em 9 de dezembro de 2023 a nova Transoeste, que teve, no total, 59 quilômetros revitalizados, sendo 31 quilômetros de calha do BRT reconstruídos em concreto.

A requalificação do corredor também contou com a transformação de quatro estações em terminais – Magarça, Pingo d’Água, Mato Alto e Curral Falso – aumentando a capacidade de atendimento e garantindo mais conforto e mobilidade aos passageiros.

Os corredores Transolímpica e Transcarioca também foram reinaugurados em dezembro de 2022 e março de 2023, respectivamente, com novos articulados e estações e terminais completamente reformados.

Ônibus com tecnologia sustentável

Os ônibus do BRT com a tecnologia sustentável Euro 6 têm a capacidade de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes. Com estes veículos, o Rio se tornou a primeira cidade brasileira a adquirir articulados compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro 6, o que reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com a sustentabilidade e a constante preocupação em promover soluções para as questões ambientais.

 Além da redução de poluentes, os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, elevador para cadeirante, área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas, entre outros itens.

Programa BRT Seguro reduz vandalismo nas estações

Em junho de 2021 foi lançado o programa “BRT Seguro”. Com o objetivo de oferecer segurança aos usuários, combater atos de vandalismo e a evasão de passagens (calotes), além de promover o ordenamento, o BRT seguro tem sido um sucesso desde sua implementação.

Desde o início do programa BRT Seguro já foram realizadas 4.371 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas 20.298 Infrações por calote e 20.274 Infrações de Trânsito.  O programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), levou à redução de 90% do vandalismo nas estações.

Um grande aliado é o sistema de monitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO). Vinte funcionários se revezam 24 horas por dia, sete dias da semana, verificando online as imagens das câmeras das estações para identificar qualquer ação ou atitude suspeita. No total, são 2.205 câmeras no Sistema BRT. Quando algo é detectado, agentes do BRT Seguro são acionados pelo monitoramento da Mobi-Rio. Todos os profissionais integrantes do projeto passaram por um curso de qualificação.

Imagens: Divulgação Prefeitura do Rio

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